Aveiro: Bispo lembra «renovação iniciada com as comunidades pastorais» aos sacerdotes e diáconos, no convite para a Missa Crismal

«A comunhão entre nós é o melhor serviço que podemos prestar» – D. António Moiteiro

Foto: Diocese de Aveiro

Aveiro, 16 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro convidou os sacerdotes e diáconos para a Missa Crismal, desta Quinta-feira Santa, às 10h00, na Sé, e recordou a “renovação iniciada na Diocese”, salientando que a “comunhão é o melhor serviço” que podem prestar.

“O Espírito vai-nos mostrando coisas novas e a renovação iniciada na Diocese com as comunidades pastorais é mais uma oportunidade para todos juntos nos empenharmos em dar um rosto renovado às nossas paróquias”, explicou D. António Moiteiro, no convite para a Missa Crismal, publicado no jornal ‘Correio do Vouga’.

“A comunhão entre nós é o melhor serviço que lhes podemos prestar”, acrescenta o bispo diocesano na informação divulgada pelo jornal da Diocese de Aveiro.

Os momentos centrais da Semana Santa começam quinta-feira, dia em que se celebram a Missa Crismal e a Missa da Ceia do Senhor.

O bispo de Aveiro vai presidir à Missa Crismal, às 10h00, desta quinta-feira, dia 17 de abril, e, salienta, que “é a manifestação por excelência da comunhão dos sacerdotes/diáconos com o seu bispo”.

Nesta celebração, que reúne em torno do bispo o clero diocesano, que renova os compromissos sacerdotais, são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o santo óleo do crisma.

“Consagrado na ordenação para servir, o sacerdote define-se a partir da caridade pastoral, que consiste na participação da caridade pastoral de Cristo: amor incarnado, traduzido no amor à sua comunidade e à Igreja universal”, desenvolveu D. António Moiteiro.

O bispo de Aveiro acrescenta que “não há fecundidade pastoral sem amor por aqueles” que lhes foram confiados na “missão de pastores”.

“Conto com a vossa presença e amizade neste dia tão especial para nós”, conclui D. António Moiteiro, no convite dirigido a “todos os sacerdotes e diáconos” para a Missa Crismal 2025.

O bispo de Aveiro vai presidir às celebrações do Tríduo Pascal na Sé, a diocese informa que as celebrações principais do calendário litúrgico vão ser transmitidas em direto em www.diocese-aveiro.pt e nas suas redes socias: Missa Crismal e Missa Vespertina da Ceia da Senhor (21h30), esta quinta-feira; a celebração da Paixão e Morte do Senhor (17h30), de Sexta-feira Santa; a Vigília Pascal (21h30), em Sábado Santo.

CB

 

Aveiro: Bispo e Conselho Diocesano de Pastoral refletiram sobre o processo das novas comunidades

Partilhar:
Scroll to Top