D. António Francisco dos Santos apresentou oficialmente programa do evento que assinala 75 anos da Diocese
Aveiro, 15 jun 2012 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro espera que a Missão Jubilar integrada nos 75 anos da Diocese, que vai ser lançada sábado e domingo em todas as paróquias, seja uma “verdadeira alma inspiradora” para todas as comunidades cristãs.
“Agora, é tempo de anunciar com mais alegria a fé, na oração, na escuta da Palavra de Deus e nos sacramentos, de servir na caridade, com maior atenção aos pobres e aos que sofrem, de testemunhar a beleza de Deus que se espelha no amor vivido nas famílias”, realça D. António Francisco dos Santos.
A Missão Jubilar, que irá decorrer entre 21 de outubro de 2012 e 11 de dezembro de 2013, foi apresentada oficialmente esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa a bordo do Navio Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré.
O prelado aveirense sublinhou que o evento, que terá como tema “Vive esta hora”, deverá levar os fiéis a serem “mensageiros da alegria e rosto da esperança no meio de crises e de dores” que assolam atualmente a sociedade.
“A sociedade contemporânea precisa de pessoas livres e felizes. Precisa de servidores dos pobres, de obreiros da paz, de construtores da justiça, de corações compassivos e de olhos purificados para ver Deus”, acrescentou.
Depois de quatro anos de preparação, “marcados pela esperança cristã” e por um “esforço” pastoral “acrescido”, é “tempo para acolher com novo alento e novo agir o mandato de Jesus”, que segundo o prelado, desafia a Igreja a ser “cada vez mais lugar de esperança, verdadeiro porto de abrigo, âncora firme e farol necessário”.
Com propostas que vão desde debates a momentos de reflexão, de peregrinações a eucaristias fora de portas, de procissões a concertos, o programa da Missão Jubilar arranca com uma ação denominada “Génesis”, a 21 de outubro.
A iniciativa, que se realizará em pleno Dia Mundial das Missões, terá como slogan “Vive a Festa” e, de acordo com o bispo de Aveiro, será o ponto de partida ideal para um evento que pretende provocar um “choque operativo” na maneira das pessoas, famílias, comunidades e instituições diocesanas viverem e sentirem a sua missão.
“A hora é de mudança e de renovação, vivida de forma serena, profunda, partilhada e rezada”, sustenta o prelado, numa mensagem que será lida este sábado e domingo, em todas as eucaristias da Diocese de Aveiro.
JCP