Aveiro: Bispo faz nomeações, com exigência de compromisso na «evangelização»

D. António Moiteiro explica que «tempos de mudança» despertam na Igreja «novos desafios»

Aveiro, 31 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro publicou as nomeações para o ano pastoral 2019/2020, “segundo as capacidades de pessoas e meios”, apresentando-as como “um desafio” para que todos se empenhem “na obra da evangelização”.

“Ser Igreja significa ser povo de Deus e isto exige de todos os batizados serem fermento de Deus na nossa diocese”, escreveu D. António Moiteiro no documento publicado hoje no sítio online da Diocese de Aveiro.

Nas nomeações para o novo ano pastoral, com indicação de sete sacerdotes para paróquias, inclui-se a escolha do padre Leonel Abrantes como delegado diocesano para as Jornadas Mundiais da Juventude 2022, encontro que se vai realizar em Lisboa; o mesmo sacerdote e o padre João Marques dos Santos assumem a missão de capelães do Carmelo de Aveiro.

O bispo diocesano indicou também o padre Nuno Queirós como delegado ao Congresso Eucarístico Internacional do próximo ano – 13 a 20 de setembro – em Budapeste, na Hungria.

“Somos conscientes de que vivemos tempos de mudança que despertam na nossa Igreja novos desafios, com os quais temos de nos confrontar. O último censo à prática dominical, realizado na Quaresma passada, é um exemplo claro disto mesmo”, destacou, lembrando o inquérito diocesano que revelou que nos últimos 18 anos quase 30 mil pessoas deixaram de ir à Missa dominical neste território.

D. António Moiteiro indica que “a dimensão humana e a dimensão espiritual” devem estar “sempre presentes na vida dos sacerdotes e diáconos”.

“A vocação dos ministros ordenados (bispo, presbítero e diácono) é a do serviço na e para a comunidade à volta da Eucaristia, raiz e eixo de todas as comunidades cristãs”, observa.

No documento das nomeações D. António Moiteiro informa que as tomadas de posse nas novas paróquias devem ser coordenadas com os respetivos arciprestes e “deverão ocorrer até ao fim de setembro”.

A Diocese de Aveiro está a viver até 2021 um triénio centrado na temática da vocação e o novo ano pastoral é dedicado à vocação da família.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR