Aveiro: Bispo diz que é preciso «promover uma cultura vocacional» na diocese

Escassez de sacerdotes e religiosos «tem de ressoar profundamente» nas comunidades e famílias, frisa D. António Moiteiro

Aveiro, 04 nov 2015 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro quer ver as suas comunidades mais envolvidas na fomentação e no apoio às novas vocações sacerdotais e religiosas, sublinhando que este propósito “não é exclusivo” do clero ou dos consagrados.

“A nossa diocese pode e deve empenhar-se mais nesta nobre missão da vida da Igreja; estamos numa área geográfica populosa, onde há bastantes crianças e jovens, pelo que temos de promover uma cultura vocacional em todos os setores da vida diocesana”, sublinha D. António Moiteiro Ramos, numa carta pastoral enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Inserido na Semana dos Seminários que a Igreja Católica em Portugal vai promover entre 8 e 15 de novembro, o texto frisa que a escassez de vocações com que atualmente atinge o país “tem de despertar e ressoar profundamente na vida” de cada um e de todas as comunidades cristãs”.

D. António Moiteiro Ramos realça a importância das famílias “acolherem com alegria o dom da vocação nascida no seu seio” e desafia os “jovens e adolescentes a não se deixarem conduzir pelo ócio”.

“O Reino dos céus precisa de vós; cultivai o encontro pessoal com Jesus Cristo, vivido numa dinâmica vocacional, segundo a qual Deus chama e o ser humano responde”, escreve o prelado.

Para o bispo de Aveiro, é ainda essencial que as paróquias e movimentos apostólicos “sejam mediadores da proposta vocacional” junto das comunidades e que “os sacerdotes e consagrados cultivem a oração e a profundidade espiritual, essenciais para a evangelização”.

Atualmente a Diocese tem 13 jovens a caminharem para o sacerdócio, 9 no seminário de Aveiro e 4 no seminário dos Olivais, em Lisboa.

Tem também “alguns adolescentes e jovens a frequentarem o pré-seminário em ordem ao seu discernimento vocacional”.

O encerramento da Semana dos Seminários, no dia 15 de novembro, vai mesmo ser assinalado com um momento “feliz” para toda a diocese, com a ordenação do diácono Gustavo André da Silva Fernandes.

Um aluno do Seminário de Aveiro que estava a trabalhar atualmente na paróquia da Branca, em Albergaria-a-Velha.

A missa de ordenação está marcada para as 16h00, na igreja matriz da paróquia da Branca.

O bispo de Aveiro conclui a sua carta convidando os “adolescentes e jovens” a participarem “ativamente na celebração”, fazendo “a experiência de ver concretizado o chamamento de Jesus num jovem da sua idade”.

Convida ainda as comunidades a serem “generosas” no apoio à formação dos futuros sacerdotes, quer através da instituição de bolsas de estudo quer através de ofertas individuais”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top