D. António Moiteiro publicou a Nota Pastoral «Vem comigo… Precisamos de ti«, para a Semana de Oração pelos Seminários
Aveiro, 29 out 2025 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro afirma que “o encontro com a pessoa de Jesus Cristo abre um novo horizonte e dá um novo sentido à vida”, numa Nota Pastoral para a Semana nacional de Oração pelos Seminários Diocesanos 2025.
“Jesus ao chamar os seus discípulos diz-lhes: ‘Vinde comigo’, e o vosso bispo diz aos adolescentes e jovens da nossa Diocese: Precisamos de ti para anunciares a Boa nova de Jesus e construirmos juntos um mundo melhor”, escreve D. António Moiteiro, na Nota Pastoral ‘Vem comigo… Precisamos de ti’, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a Semana de Oração pelos Seminários Diocesanos, de 2 a 9 de novembro, com o lema ‘Precisamos de ti’, o bispo de Aveiro explica que são chamados a refletir sobre a questão: «Senhor, o que me falta para chegar a conhecer-te, para me deixar acolher por ti, no teu reino, para viver aquela existência autêntica que preparaste para mim?».
“A busca do sentido da vida e o que fazer no futuro é uma constante na vida de cada pessoa, seja criança, adolescente, jovem ou adulto. Somos pessoas quando deixamos crescer um ideal que orienta a nossa vida. O importante é que sejamos coerentes com as nossas opções, com as nossas decisões”, desenvolve.
D. António Moiteiro observa que este é “um tempo de perplexidade, mas também de esperança”, e realça que saber ver, escutar e pensar constituem a “atitude fundamental” para a “qualidade humana e a maturidade” de cada um.
Na nota pastoral ‘Vem comigo… Precisamos de ti’, o bispo de Aveiro recorda que no episódio bíblico do jovem rico, Jesus aponta os “caminhos a percorrer na descoberta da vocação”, e ele descobriu que “era escravo dos bens que possuía”.
“O jovem rico é um homem habituado a comprar, sabe que cada coisa tem um preço, que uma pessoa rica pode fazer muitas coisas. É um homem que tem muita confiança naquilo que faz, porque se julga o centro do mundo. Jesus corrige a atitude mercantilista deste jovem, dizendo-lhe que se quer possuir a vida, deve observar os mandamentos para com o próximo e não apenas os deveres para com Deus, tal como indicava o Antigo Testamento.”
O bispo de Aveiro salienta que o encontro com a pessoa de Jesus Cristo “abre um novo horizonte e dá um novo sentido à vida”, para o procurarem pede que tenham como guias “Maria de Magdala e a outra Maria” que foram ao túmulo, “na manhã do dia de Páscoa”, quando podiam ter ficado em casa.
D. António Moiteiro propõe aos jovens rezar o Evangelho de Jesus que convida, “antes de tudo, a responder a Deus que ama e salva, reconhecendo-o nos outros” e saindo para procurar o bem de todos, enquanto aos sacerdotes apela a que se dediquem “a lançar a semente da vocação sacerdotal nas comunidades cristãs”, a promover momentos de intensa oração e a viverem “com paixão o ministério, enquanto sinal profético de novas vocações”.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou vários subsídios para a Semana de Oração pelos Seminários 2025, uma mensagem, o cartaz, que tem o Papa Leão XIV que “aponta para cada” com o dedo indicador, catequeses, preces e admonições, uma vigília de oração, e a pagela de oração.
“O Papa indica o caminho que Jesus fez com os seus discípulos para continuarem a missão que o Pai lhes tinha confiado: construir o Reino de Deus”, salienta o bispo de Aveiro, na Nota Pastoral ‘Vem comigo… Precisamos de ti’.
CB/OC
