Aveiro: Bispo convida a superar «indiferença religiosa»

Cidade celebrou festa da sua padroeira, Santa Joana Princesa

Aveiro, 12 mai 2012 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro alertou hoje para a necessidade de superar a “indiferença religiosa”, no dia em que a cidade celebrou a festa da sua padroeira, Santa Joana Princesa.

Na homilia da celebração a que presidiu na sé local, D. António Francisco dos Santos falou numa “indiferença que coloca a sociedade alheia a todo o posicionamento sobre Deus”.

“São também cada vez mais numerosos, aqueles que, batem à porta da Igreja, movidos por uma certa «nostalgia de Deus» e sentem muito forte a interpelação: Como procurar e encontrar Deus?”, prosseguiu o prelado.

Este responsável evocou, em seguida, a vida de Santa Joana (1452-1490), afirmando que a mesma quis “proclamar o primado de Deus e dos valores espirituais”.

“A presença de Santa Joana em Aveiro marcou profundamente a história da então vila de Aveiro como marca, também hoje, a história da nossa cidade”, assinalou.

D. António Francisco dos Santos referiu que a filha de D. Afonso V e de D. Isabel teve de superar “as resistências” do seu pai para entrar no Mosteiro de São Cristóvão de Odivelas, desde o qual caminhou até Aveiro, onde chegou no dia 30 de julho de 1472, para ingressar no Mosteiro de Jesus, da Ordem Dominicana, “como foi sempre seu sonho”.

“Em Aveiro, como aveirense e como religiosa vive, reza e trabalha durante dezoito anos até que parte ao encontro de Deus, em 12 de maio de 1490”, declarou.

O bispo anunciou a sua intenção de dedicar a Santa Joana Princesa a Casa Sacerdotal, para padres idosos e doentes, que está “quase construída”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top