D. António Moiteiro cita Francisco para sublinhar que «cada um pode reconhecer, em muitas pessoas que encontrou ao longo do caminho, testemunhas das virtudes cristãs»

Aveiro, 06 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro pediu aos párocos que “façam memória” de quem foi “modelo de santidade nas comunidades paroquiais”, este domingo, quando a Igreja Católica celebra a festa da Basílica de São João de Latrão.
“No encerramento da semana de oração pelos nossos seminários, peço aos reverendos párocos que na homilia da Eucaristia, própria da festa de S. João de Latrão, façam memória dos pastores que paroquiaram as nossas paróquias e de alguns leigos e consagrados que fora modelo de santidade nas comunidades paroquiais”, escreve D. António Moiteiro, na nota ‘Modelos de santidade, santos ao lado da porta’, enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo de Aveiro começa a nova nota a explicar que o Papa Francisco propôs que se recordassem os testemunhos de santidade das diversas Igrejas particulares anualmente, pela festa da Dedicação da Basílica de São João Latrão, no dia 9 de novembro, numa carta publicada em novembro de 2024.
“Não se trata de uma nova celebração litúrgica, mas de uma recordação dos exemplos de vida cristã que nos acompanharam. O dia escolhido, ao ser a Basílica de São João Latrão a sede do Bispo de Roma e, portanto, a “Mãe e Cabeça de todas as igrejas da Cidade e do Mundo”, dá uma tonalidade universal a esta recordação”, acrescenta D. António Moiteiro.
O bispo de Aveiro cita a carta do Papa Francisco, que então escreveu: “Cada um pode reconhecer, em muitas pessoas que encontrou ao longo do caminho, testemunhas das virtudes cristãs, especialmente da fé, da esperança e da caridade”, e destaca os “cônjuges, homens e mulheres, adolescentes e jovens, religiosos e religiosas, pobres, os doentes, os sofredores”.
“Todos eles são nossos amigos, nossos companheiros de caminho, que nos ajudam a realizar plenamente a nossa vocação batismal, mostrando-nos o rosto mais belo da Igreja, que é santa e mãe dos Santos”, assinalou o Papa Francisco, na ‘Carta pela Memória nas Igrejas Particulares dos seus Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus’, cita a nota ‘Modelos de santidade, santos ao lado da porta’, publicado na página da Diocese de Aveiro na internet.
A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a Semana de Oração pelos Seminários Diocesanos 2025, com o lema ‘Precisamos de ti’, até este domingo; o bispo de Aveiro convidou adolescentes e jovens para anunciar “a Boa nova de Jesus” e construírem “um mundo melhor”.
![]() A Basílica de São João de Latrão foi dedicada a 9 de novembro de 324, pelo Papa Silvestre I, após a construção e o financiamento pelo imperador Constantino; inicialmente foi dedicada ao Santíssimo Salvador; depois, o Papa Sérgio III, no século IX, acrescentou a dedicação a São João Batista; finalmente, o Papa Lúcio II, no século XII, incluiu também São João Evangelista. O Papa Leão XIV vai presidir este domingo, pelas 09h30 (hora local, menos uma em Lisboa), à festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão, em Roma (Itália), numa liturgia que vai ser animada pelo Coro da Diocese de Roma e pelo Coro da Capela Sistina. A 19 de setembro, Leão XIV presidiu à abertura do ano pastoral na Diocese de Roma, em São João de Latrão, onde já tinha estado, no dia 25 de maio, para tomar posse da Cátedra do Bispo de Roma. |
CB/OC

