«Movidos pela Misericórdia de Deus» inspira Semana dos Seminários
Aveiro, 03 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro apresenta o seminário como “um dos bens mais preciosos”, na nota pastoral ‘Seminário, espaço de misericórdia e de descoberta da vocação’ onde explica que “a tarefa das vocações diz respeito” a todos na diocese.
“Enquanto crentes e chamados a difundir o dom da fé e a promover a disponibilidade ao chamamento de Deus e da sua Igreja, não podemos deixar de refletir sobre as nossas responsabilidades”, escreve D. António Moiteiro.
O prelado exorta “todas as famílias e comunidades” a deixarem-se mover pela “misericórdia de Deus tendo em vista as necessidades” do Seminário de Aveiro, “mesmo as de ordem material”, assinala que todos são “chamados a cultivar uma cultura vocacional em toda a Diocese e em cada uma das comunidades cristãs”.
O bispo de Aveiro na sua nota pastoral dedicada à Semana dos Seminários, que começa este domingo, dia 6 de novembro, destaca que o seminário, “o coração da Diocese”, representa para a Igreja local “um dos bens mais preciosos” e do de Aveiro fazem parte a Comunidade residencial do Seminário de Santa Joana Princesa, o Pré-Seminário e o Seminário Maior no Patriarcado de Lisboa.
Segundo o prelado, o seminário é, efetivamente, o lugar onde os jovens “aprendem a misericórdia do Pai” para depois entregarem-se “ao serviço dos outros”, para isso, foram, recentemente, “renovadas e criadas”, a nível diocesano, estruturas que, “de maneira empenhada e interpeladora, conduzam a um maior envolvimento das estruturas da pastoral”.
A Semana dos Seminários 2016, entre 6 a 13 de novembro, tem como tema ‘Movidos pela Misericórdia de Deus’, e por base o Jubileu da Misericórdia.
“Saber-se chamado pessoalmente por Deus é a experiência chave de toda a vocação e de todo o projeto de vida. Este seguimento nasce do encontro pessoal com o Ressuscitado, num dinamismo de conversão, entrega e renúncia”, desenvolve.
D. António Moiteiro assinala que para o cristão “há apenas um caminho” para encontrar o que agrada a Deus que é o discernimento que “depende da pessoa e da abertura da sua consciência ao Espírito”.
“Ser chamado a uma vocação concreta é ser chamado a construir, com esperança, a sua vida no amor. Neste sentido, todos e cada um dos membros da Igreja devem ser mediadores da proposta vocacional”, sublinha o prelado destacando a ação das paróquias e das famílias.
O bispo de Aveiro escreve também na sua nota pastoral que rezar pelo seminário “significa rezar pelos jovens que fazem o seu caminho de discernimento vocacional” e por todos que colocam “a si mesmos o sentido da vida e do seu futuro”.
A Diocese de Aveiro disponibiliza no seu sítio na internet o guião da Semana dos Seminários onde apresenta algumas propostas para a vivência deste tempo, que é sobretudo de ação de graças e de oração pelo surgimento de novas vocações, a oração para a semana, uma vigília de oração e um terço vocacional.
CB