D. António Moiteiro publicou as nomeações para o ano 2017-2018
Aveiro, 02 ago 2017 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro anunciou que o novo ano pastoral na diocese tem como objetivo “promover a caridade pastoral”, particularmente através dos ministros ordenados, que “expressam” assim “o ser e o agir de Jesus”.
D. António Moiteiro explica que a exemplo de Jesus, que “se fez próximo de todos”, nomeadamente dos mais fragilizados, outro objetivo do próximo ano pastoral 2017-2018 é serem “testemunhas do Evangelho da alegria na Igreja em saída missionária”.
No decreto das nomeações divulgado pela Diocese de Aveiro, o bispo observa que essas escolhas “devem suscitar” o que o Papa Francisco pede a toda a Igreja, na Exortação Apostólica ‘Alegria do Evangelho’: “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo.”
Entre as novas funções designadas pelo bispos estão as escolhas do padre João Marques dos Santos como reitor do Seminário Santa Joana e do padre Leonel Abrantes como novo diretor do Centro Universitário Fé Cultura – CUFC, que conta com a colaboração do reitor do seminário.
O padre João Gonçalves foi nomeado diretor da Casa Sacerdotal Santa Joana Princesa, uma função que acumula com os anteriores ofícios.
O padre Manuel da Rocha é o novo vigário-geral da Diocese de Aveiro e já tomou posse a 7 de julho.
O plano pastoral da Diocese de Aveiro para 2017-2018, que tem como palavra de ordem a “caridade”, pretende incentivar as comunidades católicas a irem ao encontro das várias preocupações sociais que marcam a região.
CB/OC