Aveiro, 07 jan 2015 (Ecclesia) – A biblioteca da Universidade de Aveiro (UA) recebeu o espólio de Antoine Sibertin-Blanc, organista titular da Sé de Lisboa até 2012, a personalidade “mais estruturante da vida organística portuguesa no século XX”, no 41.º aniversário da academia.
A Universidade de Aveiro, no seu sítio na internet, revelou que o espólio do organista contém “obras originais para órgão, orquestra, música de câmara e coro” bem como conjuntos de partituras de “vários compositores consagrados pela História, correspondência e documentos biográficos”.
“Integrar na biblioteca o espólio pessoal do eminente organista e pedagogo irá constituir um valioso contributo para o enriquecimento do já vasto e valioso acervo de música que a Biblioteca possui”, disse a diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da academia de Aveiro.
O organista titular da Sé de Lisboa até 2012, ano em que faleceu, vivia em Portugal desde 1960.
O músico de nacionalidade francesa desenvolveu, durante 50 anos, uma “incansável atividade como concertista e pedagogo”, tendo sido considerado a personalidade “mais estruturante da vida organística portuguesa no século XX”, escreve a UA.
A doação feita por Leonor Sibertin-Blanc, viúva do músico e professor, foi entregue à biblioteca da UA durante a cerimónia comemorativa do 41.º aniversário da academia, a 15 de dezembro.
A Universidade de Aveiro informa que os cursos de licenciatura em Música foram “implementados e regidos” por antigos discípulos de Antoine Sibertin-Blanc, como o professor Domingos Peixoto e João Pedro Oliveira.
CB