Aveiro: Alunos de EMRC assumem e anunciam Missão Jubilar nas escolas

Iniciativa tem gerado «curiosidade e admiração», diz diretora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso

Aveiro, 12 dez 2012 (Ecclesia) – Agrafar frases bíblicas em pacotes de açúcar ou espalhá-las através dos telemóveis e redes sociais da internet são algumas das ideias que os alunos de EMRC na Diocese de Aveiro têm concretizado no âmbito da Missão Jubilar.

A Missão Jubilar, que desde 21 de outubro até 11 de dezembro de 2013 assinala os 75 anos da restauração da diocese, “tem como objetivo envolver todas as pessoas, cristãs ou não”, sublinhou hoje à Agência ECCLESIA a diretora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso nas Escolas.

Elisa Urbano considera que é “difícil avaliar” a resposta que tem sido dada por parte dos alunos que não estão inscritos nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), bem como dos professores das restantes disciplinas, mas salienta que “não têm sido criadas dificuldades” nos estabelecimentos de ensino.

“Nota-se por parte das pessoas que estão mais afastadas da Igreja alguma curiosidade e admiração por verem os cristãos a assumirem-se e a tomarem posições”, explicou a docente, acrescentando que “o novo rosto que a Igreja está a dar para quem, de certa maneira, também está à procura de Deus” tem suscitado “interrogações”.

A 11 de novembro no “Dia do Anúncio”, “todos foram convidados a colocar um estandarte na janela para se assumirem como cristãos em festa”, e em algumas escolas o pendão foi pendurado “não no exterior, dado que não se pode, mas nos espaços reservados à disciplina de EMRC”, referiu.

Nesta iniciativa ficou demonstrado o papel dos alunos enquanto transmissores e dinamizadores na família e nas paróquias das ações propostas no programa da Missão Jubilar, observou Elisa Urbano.

Esta terça-feira decorreu o “Dia da Palavra”, que visou a difusão da Bíblia “das mais diversas formas”, como pendurar excertos em árvores, recorrer à internet e telemóveis ou aproveitar os pacotes de açúcar distribuídos nos bar da escola.

Para 11 de janeiro Elisa Urbano prevê uma participação significativa dos estudantes de Educação Moral e Religiosa Católica no “Dia do Grito”.

Em cada um dos dez arciprestados da diocese está reservado um espaço, aberto a toda a população, onde decorre uma manifestação pela paz e se executa uma coreografia concebida por uma professora de EMRC, em conjunto com alguns dos seus alunos.

A terminar o evento acendem-se as velas adquiridas no âmbito da campanha de solidariedade “Dez Milhões de Estrelas”, promovida pela Cáritas Portuguesa, e é lido um manifesto pela paz.

Entre as ações previstas para o dia 11 dos próximos meses, que à semelhança das iniciativas anteriores são sempre dirigidas a todos os departamentos e movimentos diocesanos, inclui-se o “Dia da Partilha, quando os estudantes, divididos em grupos, forem pedir alimentos não perecíveis para redistribuir pelos mais carenciados.

O “Dia da Visita”, que compreende a deslocação a residências e instituições onde se encontram pessoas sozinhas, doentes ou presas, e a peregrinação diocesana ao túmulo de Santa Joana Princesa, padroeira de Diocese de Aveiro, a 11 e 12 de maio, também fazem parte da agenda da Missão Jubilar nas escolas.

A diocese aveirense foi criada pelo Papa Clemente XIV em 1774 e extinta por Leão XIII através de documento assinado em 1881 e executado um ano depois, tendo sido restaurada por Pio XI mediante bula datada de 24 de agosto de 1938.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top