«Dia da Missão» encerrou ciclo de celebrações dos 75 anos de restauração da diocese, com mensagem do Papa
Aveiro, 09 dez 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro promoveu este domingo um «Dia da Missão» com o qual encerrou a Missão Jubilar, nos 75 anos da sua restauração, a que se associou o Papa Francisco, com uma mensagem.
O texto foi lido durante a missa pelo vigário geral, monsenhor João Gaspar, e deixou um apelo para que a Igreja Católica em Aveiro “entre decididamente num processo de discernimento, renovação e reforma, sem impedimentos e sem receios”.
A celebração conclusiva reuniu cerca de oito mil pessoas no Parque Aveiro-Expo, segundo comunicado da diocese enviado hoje à Agência ECCLESIA.
D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, presidiu à Eucaristia e disse aos presentes que “as bem-aventuranças são para a Igreja de Aveiro critério de vida, programa de ação a inspirar o futuro”.
“São impulso evangelizador de serviço aos pobres e aos frágeis e de valorização dos simples e humildes, dos puros de coração, dos misericordiosos, dos construtores da justiça, da solidariedade e da paz. A nossa arma é o amor”, acrescentou o prelado.
O bispo de Aveiro, que assinalava o 7.º aniversário de tomada de posse, disse que a “Missão Jubilar não termina” porque se “multiplica agora em vidas disponíveis que Deus tocou e transformou, em comunidades vivas e dinâmicas que Deus modelou”.
[[a,d,4333,Emissão 08-12-2013]]De manhã, quatro mil pessoas reuniram-se em diferentes pontos da cidade e aí fizeram uma oração, antes de convergirem junto de D. António Francisco dos Santos e do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, os quais descerraram uma placa evocativa dos 75 anos da restauração da Diocese junto ao barco composto por 101 pedaços representando cada uma das suas paróquias.
Durante a tarde, os participantes visitaram as exposições que cada um dos arciprestados (conjunto de paróquias) preparou, mostrando o caminho feito ao longo da Missão Jubilar.
No encerramento, pelas 16h00, D. António Francisco dos Santos convidou toda a diocese a “olhar o futuro com confiança”, continuando e aprofundando “o bem que Deus fez pela Missão Jubilar à Igreja de Aveiro”, com “paixão pela evangelização”.
O encerramento oficial da programação da Missão Jubilar inclui um concerto comemorativo, na Sé, esta terça-feira (21h30), e um ‘Dia da Memória’, na quarta-feira, também na Catedral de Aveiro (19h00).
OC