Autor de entrevista a Bento XVI considera «ridículo» centrar livro na questão do preservativo

Obra quer ser resposta às perguntas que o mundo coloca ao Papa, assegura o Vaticano

O jornalista alemão Peter Seewald, autor do recente livro-entrevista «Luz do Mundo», a Bento XVI, considerou “ridículo” o destaque dado às declarações do Papa sobre o uso do preservativo.

“O Papa lança um apelo a toda a humanidade, o nosso mundo afunda-se e metade dos jornalistas só se interessam pelo tema do preservativo”, lamentou Seewald no lançamento da obra, no Vaticano, esta Terça-feira.

No encontro com os jornalistas estava também o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, para quem a mensagem de Bento XVI a respeito é que “é necessário evitar fazer correr um grave risco à vida do outro”.

O Papa, acrescentou, sabia que a admissão do uso do preservativo em casos pontuais iria gerar “muitos comentários”, mas falou “porque julgou que a questão era importante para hoje”.

O director da sala de imprensa da Santa Sé afirmou que a entrevista quer “responder, numa linguagem simples e informal, às questões que as pessoas querem colocar” a Bento XVI.

“O livro nasce de uma intenção pastoral, simples, de resposta às questões do mundo”, acrescentou o padre Lombardi.

A conversa entre Bento XVI e Seewald – que já por duas vezes tinha entrevistado Joseph Ratzinger, ainda cardeal – decorreu na residência pontifícia de Castel Gandolfo, perto de Roma, entre os dias 26 e 31 de Julho.

As duas anteriores entrevistas a Seewald  – que em várias ocasiões afirmou que o Papa é o responsável pela sua conversão – tornarem-se os «best-sellers» “Deus e o mundo” (2001) e “O Sal da Terra” (1997).

O livro “Luz do Mundo – O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos” vai ter uma primeira edição de 50 mil exemplares em italiano e70 mil em alemão.

Após a conferência de imprensa, Bento XVI concedeu uma audiência privada aos editores internacionais da obra, na qual participa Henrique Mota, editor da Lucerna, marca da Principia, responsável pela versão portuguesa. O livro estará disponível em Portugal no final de Novembro.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top