Autárquicas: Patriarca de Lisboa desafia a uma participação «consciente,responsável e informada»

Na política tal como na sociedade, «cristãos têm um único lugar que é na primeira linha», salienta D. Manuel Clemente

Fátima, 11 set 2013 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa desafiou as comunidades católicas a participarem com “motivação redobrada” nas eleições autárquicas de dia 29 de setembro.

Numa entrevista concedida aos jornalistas em Fátima, no final da reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente salientou que os cristãos “não podem passar ao lado” da vida política e de um sufrágio em que “o que está em causa é a primeira articulação social, das terras e comunidades”.

“Quer no plano mais local, como sejam as autárquicas, quer no plano mais geral, nas eleições europeias, os cristãos têm um único lugar que é na primeira linha”, salientou.

Em 2009, o ato eleitoral para as autarquias teve a maior taxa de abstenção de sempre, com 41 por cento, segundo dados da Direçao Geral da Administração Interna.

Os bispos portugueses que integram a Comissão Permanente da CEP, presidida por D. Manuel Clemente, escreveram uma mensagem onde apelam ao voto e à responsabilidade cívica das comunidades.

“A todo o cidadão pertence oferecer a sua ativa colaboração, especialmente quando é convocado para votar. A abstenção acaba sempre no beco sem saída da desistência de contribuir para melhorar a vida da comunidade”, pode ler-se no comunicado.

No que diz respeito aos cristãos, o patriarca de Lisboa espera uma participação “consciente, responsável, informada e por isso mais decisiva nas comunidades que integram”.

“É uma ordem evangélica, dar a César o que é de César”, recordou o responsável católico, para quem os fiéis devem ainda contribuir para a credibilização da política, pela sua “intervenção, presença, consciência, perguntando aquilo que tenham de perguntar, intervindo até onde possam intervir”.

O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo ordinariamente todos os meses.

Este organismo é atualmente constituído por D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. António Marto (vice-presidente), bispo de Leiria – Fátima; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo de Aveiro; D. Manuel Quintas (vogal), bispo do Algarve; D. António Couto, bispo de Lamego; padre Manuel Morujão (secretário).

LFS/JCP

Partilhar:
Scroll to Top