Austrália: Jesuítas vão inaugurar escola gratuita para crianças aborígenes

Os jesuítas vão inaugurar em 2011 uma escola primária gratuita para as crianças aborígenes, que ficará localizada nos arredores da cidade australiana de Sydney.

O estabelecimento de ensino, a ser instalado na igreja católica de St. Vincent, em Redfern, vai receber as crianças menos favorecidas, tendo em conta as necessidades das famílias e a cultura dos estudantes.

O reitor do Colégio St. Aloysius, Pe. Ross Jones, explicou que o Governo do  Estado de New South Wales financiou as primeiras inscrições na escola, enquanto que o Conselho Municipal de Sydney aprovou o pedido de restauração do presbitério da igreja.

‘Jarjum’, que na linguagem aborígene Bundjalung significa “crianças”, é o nome da escola, que será financiada pelo Colégio St. Aloysius, a cargo da Província dos Jesuítas.

“A formação das crianças nesta escola será intensiva e holística”, disse o sacerdote, acrescentando que a instituição vai cuidar das crianças mais necessitadas e excluídas.

O projecto prevê oferecer o pequeno-almoço, almoço e actividades vespertinas aos estudantes, além de um cuidado pastoral individual e exames médicos regulares, em associação com o Serviço de Saúde aborígene.

Com Agência Fides

Partilhar:
Scroll to Top