Os jesuítas vão inaugurar em 2011 uma escola primária gratuita para as crianças aborígenes, que ficará localizada nos arredores da cidade australiana de Sydney.
O estabelecimento de ensino, a ser instalado na igreja católica de St. Vincent, em Redfern, vai receber as crianças menos favorecidas, tendo em conta as necessidades das famílias e a cultura dos estudantes.
O reitor do Colégio St. Aloysius, Pe. Ross Jones, explicou que o Governo do Estado de New South Wales financiou as primeiras inscrições na escola, enquanto que o Conselho Municipal de Sydney aprovou o pedido de restauração do presbitério da igreja.
‘Jarjum’, que na linguagem aborígene Bundjalung significa “crianças”, é o nome da escola, que será financiada pelo Colégio St. Aloysius, a cargo da Província dos Jesuítas.
“A formação das crianças nesta escola será intensiva e holística”, disse o sacerdote, acrescentando que a instituição vai cuidar das crianças mais necessitadas e excluídas.
O projecto prevê oferecer o pequeno-almoço, almoço e actividades vespertinas aos estudantes, além de um cuidado pastoral individual e exames médicos regulares, em associação com o Serviço de Saúde aborígene.
Com Agência Fides