Austrália: Bispos apoiam investigação sobre abusos sexuais

Lisboa, 13 nov 2012 (Ecclesia) – O presidente e o comité permanente da Conferência Episcopal da Austrália manifestaram o seu apoio à investigação anunciada pela primeira-ministra do país aos casos de abusos sexuais nas comunidades locais, manifestando “horror e indignação” perante os mesmos.

“Este é um assunto sério, não só para a Igreja Católica mas também para toda a comunidade”, referem os bispos, em comunicado divulgado na internet.

O documento destaca os “grandes desenvolvimentos” na forma como a Igreja tem respondido a estas situações, ao longo dos últimos 20 anos, e sublinha que os abusos “não estão confinados” às comunidades e instituições católicas.

A primeira-ministra Julia Gillard ordenou esta segunda-feira uma comissão real, a mais alta forma de investigação na Austrália, para averiguar as acusações de abuso sexual.

“Acreditamos que uma comissão real vai permitir um exame dos assuntos relacionados com os abusos de crianças no país e identificar medidas para prevenir e responder melhor ao abuso de menores na nossa sociedade”, assinala a Conferência Episcopal Australiana.

O texto fala em “passos decisivos” dados pela Igreja Católica para “ajudar as vítimas de abusos”, incluindo “o trabalho de perto com a polícia”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top