«Crescimento era expectável mas superou largamente as estimativas», afirma Comunidade Vida e Paz. Iniciativa de solidariedade termina este domingo
Lisboa, 21 dez 2013 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz, que organiza desde sexta-feira, a 25ª festa de Natal para as pessoas sem-abrigo, regista um aumento de 32% de participação no primeiro dia desta iniciativa que se prolonga até amanhã.
“No primeiro dia estiveram presentes 918 convidados, quando em 2012 foram contabilizadas 692”, afirma um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A organização afirma ser “expectável” o crescimento do número de convidados mas, o valor verificado “superou largamente as estimativas “.
Como consequência do aumento de convidados, destaca-se o maior número de jantares servidos (750), e uma maior afluência a alguns dos serviços disponibilizados nos três dias da Festa: o Espaço Saúde contabilizou 110 presenças, registando um acréscimo de 96% e a área da Roupa distribuiu 2.880 peças de vestuário, mais 10% que em 2012, prossegue o comunicado.
“Ao Espaço Aberto ao Diálogo, uma das valências presentes na Festa de Natal, que acolhe, avalia e orienta as pessoas sem-abrigo para respostas externas ou internas à Comunidade, recorreram 31 convidados a solicitar apoio para uma mudança de vida”.
A Comunidade Vida e Paz, organização católica nascida em 1989 e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, dedica-se sobretudo à recuperação de pessoas sem-abrigo, muitas delas envolvidas em situações de toxicodependência e alcoolismo.
LS