Pretende «ouvir as pessoas para conhecer os caminhos do combate à violência».
O Observatório Sobre a Produção, Comércio e Proliferação de Armas Ligeiras da Comissão Nacional Justiça e Paz, promove no hoje, dia 24 de Abril, das 10h00 às 17h00, a Audição «As “Armas” da Violência».
A iniciativa pretende “ouvir as pessoas para conhecer os caminhos do combate à violência”. Decorre na Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande).
O encontro apresentará perspectivas sobre esta temática do ponto de vista das vítimas – Maria Joana Marques Vidal, Presidente da APAV; dos agressores -José Reis, Jurista e desportista internacional; da Escola – Félix Bolaños, Presidente do Agrupamento de Escola da Apelação; das Forças de Segurança – Intendente Francisco Bagina, Representante da PSP; das Prisões – Padre João Nogueira, Capelão Prisional; da Reinserção Social – Manuel Mendes.
Os comentários estão a cargo de Tatiana Moura, do Núcleo de Estudos para a Paz da Universidade de Coimbra, e de Maria Clara Albino, Jurista
O Observatório Permanente sobre a Produção, Comércio e Proliferação das armas ligeiras criado pela Comissão Nacional Justiça e Paz em finais de 2004 iniciou as suas actividades com uma breve investigação caracterizando a ligação da proliferação das armas ligeiras à violência urbana e aos casos de crime organizado em Portugal e no mundo.