Arte, beleza e transcendência em debate que junta crentes, agnósticos e ateus
Barcelona, 18 mai 2012 (Ecclesia) – Na cidade espanhola de Barcelona encerra hoje uma nova edição do ‘Átrio dos Gentios’, projeto para o diálogo entre crentes e não-crentes promovido pelo Conselho Pontifício da Cultura (CPC), organismo da Santa Sé.
O encontro, dedicado ao tema ‘Arte, beleza, transcendência’, é presidido pelo cardeal Luís Martínez Sistach, arcebispo da arquidiocese catalã, e pelo responsável máximo do CPC, cardeal Gianfranco Ravasi, anuncia a página oficial do evento, www.atridelsgentils.net, através da qual vai ser possível seguir os trabalhos.
A iniciativa incluiu esta quinta-feira uma sessão intitulada ‘A arte, alma da cultura, caminho de transcendência’, no Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Esta sexta-feira, o programa ofereceu um encontro para alunos e professores na Universidade de Barcelona, dedicado ao tema ‘Encontrar a beleza, salvar o mundo’, e o colóquio ‘Criar e recriar: os sentidos espirituais’, no Instituto de Estudos Catalães.
O evento vai terminar esta noite, na basílica do arquiteto Antoni Gaudí, que Bento XVI dedicou em novembro de 2010, com a obra ‘O diálogo das vozes: Poesia e Música na Sagrada Família’, evento que inclui a presença da soprano Montserrat Caballé.
“A fé cristã não se comunica em abstrato, como um diretório assepticamente aplicável a qualquer situação”, assinala a organização catalã do ‘Atrio dos Gentios’, evento que vai chegar a Braga e Guimarães nos dias 16 e 17 de novembro deste ano.
OC