Atentados/Paris: Vaticano condena «onda de ódio assassino»

Série de atentados terroristas na capital francesa provocou 128 mortos e 250 feridos

Cidade do Vaticano, 14 nov 2015 (Ecclesia) – O Vaticano reagiu hoje com consternação à onda de atentados terroristas que assolou esta sexta-feira à noite a cidade de Paris, em França, e que provocou pelo menos 128 mortos e 250 feridos.

“Estamos chocados com esta nova manifestação de loucura, de ódio e de violência terrorista, que condenamos do modo mais radical possível, em sintonia com o Papa Francisco e com todos aqueles que amam a paz”, disse esta manhã o porta-voz da Santa Sé.

Numa declaração publicada pela Rádio Vaticano, o padre Federico Lombardi frisa que a tragédia que aconteceu na capital francesa representa “um ataque à paz de toda a humanidade, e requer uma resposta decisiva e sustentada da parte de todos quantos rejeitam esta onda de ódio assassino, em todas as suas formas”.

O Governo francês já decretou o estado de emergência no país, depois de ao início da última noite pelo menos sete explosões e tiroteios terem sido registados em diferentes locais de Paris.

Três das explosões aconteceram bem perto do Stade de France, onde mais de 80 mil pessoas assistiam ao jogo de futebol entre a seleção francesa e a Alemanha.

Outro atentado teve lugar no Bataclan Café, uma sala de espetáculos também próxima do recinto desportivo, onde decorria um concerto.

Centenas de pessoas que assistiam ao espetáculo ficaram retidas dentro da sala por quatro terroristas que dispararam sobre o público provocando pelo menos 118 mortos.

Na sua mensagem, o porta-voz do Vaticano frisa a proximidade do Papa Francisco “a todas as vítimas, aos feridos e a todo o povo francês”.

JCP    

Partilhar:
Scroll to Top