A Associação Famílias inaugurou, esta Sexta-feira, o seu Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – “CAFAP 15 de Maio”, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.
Segundo o director técnico e psicológico desta nova valência, Nuno Pires este é “um serviço vocacionado para o estudo e prevenção de situações de risco social e para apoio a crianças e jovens em perigo e respectivas famílias, prevenindo situações de ruptura que possam comprometer o desenvolvimento da sua autonomia funcional”.
Assim, explicou Nuno Pires, o CAFAP 15 de Maio vai promover actividades ao nível da formação parental “no sentido de dotar as famílias de maiores competências parentais e familiares, facilitadoras de um desenvolvimento positivo das crianças e jovens e a fomentar os processos de resiliência familiares”. O responsável adiantou ainda a intenção de proceder ao acompanhamento psicológico individual e em grupo e à mediação familiar, tendo como ponto de partida a avaliação e acompanhamento das condições sociais das famílias e como objectivo essencial a promoção de melhores relações afectivas dentro da família.
Depois de louvar o esforço do presidente da Associação Famílias para a constituição desta nova valência, Nuno Pires realçou ainda que as tarefas que se pretendem levar a cabo são, não só um desafio, como também uma “enorme responsabilidade para todos os que têm o dever de as implementar”. “Tais tarefas terão necessariamente que ter uma componente multidisciplinar, pois só assim se poderão alcançar os resultados desejados. Indispensável será, também, o estabelecimento de uma estreita colaboração com outras entidades na concretização de projectos que se enquadrem no âmbito da nossa intervenção social”, disse.
Com Diário do Minho