Assis 2011: Bento XVI destaca «desejo genuíno de contribuir para bem da humanidade»

Papa recebeu no Vaticano representantes religiosos que participaram na jornada de diálogo pela paz, naquela cidade italiana

Cidade do Vaticano, 28 out 2011 (Ecclesia) – Bento XVI acredita que o encontro inter-religioso desta quinta-feira, na cidade italiana de Assis, mostrou ao mundo que os diversos líderes religiosos têm um “desejo genuíno” de paz.

“Tenho a certeza que este encontro serviu para demonstrar que o nosso desejo pelo bem da humanidade é genuíno e que temos muito para partilhar uns com os outros”, referiu hoje o Papa, durante uma audiência concedida a todos os participantes, no Vaticano.

De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, cerca de 300 representantes religiosos tiveram a oportunidade de fazer um pequeno balanço da iniciativa que, tal como fez João Paulo II há 25 anos atrás, consistiu num “dia de reflexão, diálogo e oração pela justiça e paz no mundo”.

Depois de elogiar a “visão” de Karol Wojtyla, o Papa mostrou-se satisfeito pelo facto da herança de Assis continuar viva através de “homens e mulheres de diversas religiões, que testemunham juntos que a jornada do espírito é sempre uma jornada de paz”.

“Que esta amizade possa continuar a crescer no meio de todas as religiões e entre homens e mulheres de boa vontade, em todo o mundo”, salientou.

Depois de uma palavra de agradecimento pela presença dos “irmãos cristãos” e de “representantes do povo judaico, particularmente próximo” da Igreja Católica, Bento XVI saudou todos os líderes religiosos em geral e deixou uma palavra especial para quem esteve em Assis, mesmo sem estar ligado a qualquer religião.

“O facto de partilharem esta peregrinação connosco é um sinal da sua vontade em trabalharem juntos por um mundo melhor”, sustentou.

A audiência no Palácio Apostólico terminou com o Papa a desejar que “todos tenham retirado forças desta experiência”, no sentido de continuarem a sua caminhada de “verdade e paz”.

Antes de abandonar o Vaticano, a comitiva ainda participou num almoço de confraternização, na companhia do Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcísio Bertone.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR