Cardeal D. Thomas Aquino Manyo Maeda como arcebispo metropolita.
Cidade do Vaticano, 15 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco anunciou hoje a criação de uma nova arquidiocese para o Japão, denominada Arquidiocese Metropolitana de Osaka-Takamatsu, e nomeou o cardeal D. Thomas Aquino Manyo Maeda como arcebispo metropolita.
“O Santo Padre erigiu a nova Arquidiocese Metropolitana de Osaka-Takamatsu (Japão), mediante a incorporação da Arquidiocese de Osaka e da Diocese de Takamatsu”, pode ler-se numa nota publicada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Papa nomeou também, como primeiro arcebispo metropolitano da nova arquidiocese, o cardeal D. Thomas Aquino Manyo Maeda, até agora arcebispo da Arquidiocese de Osaka.
A nova arquidiocese passa a ter cerca de 19 milhões de habitantes, sendo que 0.27% são cristãos.
A área territorial de Osaka-Takamatsu é de 33.835 quilómetros quadrados, onde se encontram 105 paróquias, 67 padres diocesanos e 106 sacerdotes religiosos.
A Sala de Imprensa indica que a nova arquidiocese tem ao serviço quatro diáconos permanentes, três seminaristas, 18 religiosos, 592 religiosas.
A arquidiocese dispõe ainda de 118 institutos de educação e 113 institutos de beneficência.
O cardeal D. Thomas Aquino Manyo Maeda nasceu a 3 de março de 1949 em Tsuwasaki, Kami Goto, na arquidiocese de Nagasaki, tendo entrado no Seminário Maior de S. Sulpício, em Fukuoka, após terminar os estudos no liceu.
“Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1975 e incardinado na Arquidiocese de Nagasaki”, pode ler-se na nota.
O Papa Bento XVI nomeou-o, a 13 de junho de 2011, Bispo da Diocese de Hiroshima, tendo recebido ordenação episcopal em 23 de setembro.
“É Arcebispo Metropolitano de Osaka desde 2014 e foi criado Cardeal em 28 de junho de 2018 com o título de Santa Pudenziana”, indica.
LS