Lisboa, 29 mai 2014 (Ecclesia) – Um grupo de portugueses ligados à Associação Cultural Amor e Responsabilidade (ACAR), com sede em Caldas da Rainha, vai oferecer ao Papa uma escultura de Cristo na Cruz com Maria.
De acordo com uma nota do Patriarcado de Lisboa, enviada à Agência ECCLESIA, a estátua de 2,70 metros de altura tem como título ‘Ut Christus Ecclesiam Amavit’ (Como Cristo Amou a Igreja) e vai ser entregue a Francisco durante a audiência pública de dia 18 de junho, no Vaticano.
Para Roma vai seguir uma comissão portuguesa liderada pelo padre Miguel Pereira, vigário paroquial (coadjutor) de Caldas da Rainha, Coto, e o escultor Carlos Oliveira, que estiveram na origem deste projeto.
A escultura foi originalmente concebida no âmbito do IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, que teve lugar em junho de 2013 em Fátima.
Com a criação desta obra, os promotores pretenderam “não só associar a escultura à fé, mas também sensibilizar para a teologia do corpo, uma visão nova e surpreendente que revaloriza o corpo humano – algo sagrado que até Deus-Filho assume irrevogavelmente quando encarna e ressuscita”, explica uma nota da ACAR.
Na comitiva lusa que irá ao encontro do Papa seguirão também os membros da comissão organizadora do referido simpósio.
A par da entrega da obra, a ACAR abriu também uma plataforma online para possibilitar às pessoas dirigirem mensagens ao Papa Francisco, que serão posteriormente entregues durante a audiência pública com os peregrinos, no dia 18 de junho.
Os pormenores acerca da viagem a Roma e da oferta da estátua ao Papa vão ser apresentados hoje durante uma conferência de imprensa marcada hoje, às 10h30, no Salão Nobre do Patriarcado, situado no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.
JCP