Arte: Igreja Católica junta criadores da poesia, música, teatro e pintura para Jornada da Pastoral da Cultura

Manuel Alegre, Joana Carneiro, Nuno Carinhas e Emília Nadal entre os convidados

Lisboa, 07 mai 2012 (Ecclesia) – A 8.ª Jornada da Pastoral da Cultura, promovida pela Igreja Católica, vai realizar-se em Fátima a 22 de junho, contando com a participação de criadores portugueses de poesia, música, teatro e pintura.

O poeta Manuel Alegre, a maestrina Joana Carneiro, o encenador Nuno Carinhas e a pintora Emília Nadal estão entre os convidados do encontro intitulado ‘Há uma alegria e uma esperança para nós – O diálogo com a cultura no espírito do Concílio’, revela hoje o site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

“Há uma alegria e uma esperança para nós? Como falam delas os nossos bispos e teólogos, os nossos poetas e criadores do mundo do teatro, os universitários e pintores, os músicos, os cineastas e os que se empenham nas causas civis?”, questiona o padre José Tolentino Mendonça, diretor do SNPC, no texto de apresentação da jornada.

O sacerdote, que também vai intervir na iniciativa, refere que quem assistir ao encontro vai conhecer “uma experiência eclesial marcante, mesmo na sua simplicidade”: “escutar o que o mundo diz à Igreja e o que a Igreja deste tempo diz ao coração humano”.

O tema é inspirado na ‘Gaudium et spes’ (alegria e esperança), constituição sobre o diálogo entre a Igreja Católica e o mundo que constitui um dos documentos mais importantes do Concílio Vaticano II, assembleia que começou há 50 anos e se prolongou até 1965.

A jornada, marcada para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, começa às 10h30 com a apresentação dos novos bispos que compõem a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais: D. Pio Alves (presidente), D. João Lavrador e D. Nuno Brás (vogais).

O encontro prossegue com a conferência ‘Átrio dos Gentios: um desafio para todos’, pelo padre José Tolentino Mendonça, seguindo-se o painel ‘Gaudium et Spes – a novidade do Concílio vista de dentro e de fora’, com Manuel Alegre e Emília Nadal.

Após o debate, que inclui a participação de José Eduardo Borges de Pinho (teólogo) e Joaquim Azevedo (presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e diretor do Secretariado da Pastoral da Cultura da diocese portuense), vai ser exibida uma curta-metragem.

A seguir ao almoço realiza-se o segundo painel, intitulado ‘Há uma Alegria e uma Esperança para nós’, com D. Pio Alves, Joana Carneiro, Nuno Carinhas e Duarte Goes, membro do Grupo Sociedade e Política do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A iniciativa conclui-se com a sessão de entrega da edição de 2012 do Prémio ‘Árvore da Vida’, a personalidade ou instituição a anunciar, marcada para as 16h00.

As pré-inscrições para a jornada podem ser feitas no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, que apresenta igualmente o texto introdutório do encontro, o programa e um conjunto de perguntas e respostas sobre a iniciativa.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top