Arquivos secretos do Vaticano sobre II Guerra Mundial serão publicados

Em breve estarão disponíveis na Internet milhares de documentos da Santa Sé relativos à II Guerra Mundial.

A iniciativa acontece em resposta, por parte do Vaticano, a uma petição da “Pave the Way Foundation” (PTWF) para digitalizar e publicar 5125 documentos dos Arquivos Secretos do Vaticano, entre Março de 1939 e Maio de 1945.

Gary Krupp, fundador e presidente da PTWF, referiu à agência católica Zenit que as “actas e documentos da Santa Sede relativos à II Guerra Mundial estarão disponíveis em breve para o estudo mundial online, sem custo algum”.

Os documentos estarão disponíveis tanto no site da Fundação, que promove o diálogo entre as religiões (www.ptwf.org) como no do Vaticano (www.vatican.va), revela Krupp.

“No desenvolvimento da nossa missão, constatamos que o pontificado de Pio XII, durante a II Guerra Mundial é um motivo de atrito, provocando impacto em mais de mil milhões de pessoas”, reconhece Krupp, judeu de Nova Iorque (EUA).

Paulo VI, em 1964, pediu a uma equipa de três historiadores jesuítas – os padres Pierre Blet, Burkhart Schneider e Angelo Martini – que realizasse uma intensa investigação para procurar documentos relevantes dos anos da Guerra, na secção não aberta ao público do Arquivo Secreto Vaticano. Poucos anos depois, o sacerdote Robert Graham juntou-se ao grupo.

Essa investigação foi recolhida nas actas que agora serão publicadas online. O primeiro dos onze volumes foi publicado em 1965 e o último em 1981.

O presidente da Fundação considera que esta iniciativa “procura simplesmente mostrar com clareza os esforços de Pio XII para mitigar o sofrimento de tantas pessoas durante a Guerra e mostrar que a ‘lenda negra’ que sujou o seu nome não é verdadeira”.

“Os arquivos secretos até 1939, que foram abertos há dois anos, mostram 65% do ministério de Eugenio Pacelli (Pio XII), mas ironicamente foram ignorados pelos críticos que exigiram sua abertura durante anos”, acrescenta Krupp.

Para abrir todos os documentos relativos à II Guerra Mundial do Arquivo Secreto Vaticano –  cerca de 16 milhões -, a Santa Sé precisa antes de concluir a sua catalogação.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top