Póvoa de Varzim, Porto, 06 jun 2011 (Ecclesia) – O projeto apresentado por uma equipa de jovens estudantes espanhóis da Escola Superior Gallaecia, de Vila Nova de Cerveira, venceu este sábado o prémio do concurso de arquitetura religiosa promovido pela cooperativa TUREL-TCR.
A distinção foi entregue durante o III fórum de arquitetura religiosa, que decorreu na Póvoa de Varzim, com o tema ‘Novas (re)construções, novas linguagens’.
O padre José Paulo Leite de Abreu, presidente da Turel, entidade que organizou o fórum, agradeceu a “elevada aceitação” que o concurso mereceu por parte das faculdades de arquitetura do país (110 inscrições e 40 projetos apresentados), noticia o ‘Diário do Minho’.
O concurso arquitetónico desafiava os participantes a projetarem “um santuário dedicado à Santíssima Eucaristia” em Balasar, localidade intimamente ligada à vida da beata Alexandrina (1904-1955).
A freguesia de Balasar (Póvoa de Varzim), no distrito do Porto e diocese de Braga, é conhecida por muitos católicos portugueses pelas peregrinações à casa e ao túmulo da referida beata, que ali viveu e morreu, elevada aos altares por João Paulo a 26 de abril de 2004.
O projeto classificado em segundo lugar foi apresentado por uma equipa da Universidade Lusófona de Lisboa e o terceiro por um grupo do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.
Menções honrosas foram entregues a grupos da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Escola Superior Gallaecia e da Universidade de Évora.
DM/OC
