Freguesia do norte de Portugal está intimamente ligada à vida da beata Alexandrina (1904-1955)
Lisboa, 09 Fev (Ecclesia) – A cooperativa TUREL-TCR (Turismo Cultural e Religioso) está a promover um concurso arquitectónico destinado a projectar “um Santuário dedicado à Santíssima Eucaristia” na freguesia de Balasar, localidade intimamente ligada à vida da beata Alexandrina (1904-1955).
Denominado «Arquitectura em Lugares Sagrados», o concurso conta com “130 alunos inscritos, divididos por 55 equipas de 8 universidades diferentes”, revelou à Agência ECCLESIA Varico Pereira, director técnico da TUREL.
Os trabalhos têm de ser entregues até ao próximo dia 20 de Maio.
A freguesia de Balasar (Póvoa de Varzim), no distrito do Porto e diocese de Braga, é conhecida por muitos católicos portugueses pelas peregrinações à casa e ao túmulo da beata que ali viveu e morreu, elevada aos altares por João Paulo a 26 de Abril de 2004.
O regulamento do concurso indica que os concorrentes devem ter em consideração “todo o espaço disponível para utilizar e quais as melhores soluções, não esquecendo os serviços de apoio necessários como sendo sanitários, parques de estacionamento e apoio para peregrinos”.
O edifício a concurso deverá ter capacidade para cerca de 2000 pessoas sentadas e tem de conjugar o Santuário com a casa da beata Alexandrina.
O Santuário terá, por isso, uma “ligação forte entre o santuário e o túmulo da beata”.
O objectivo desta iniciativa é fomentar, entre estudantes de arquitectura, “a revitalização e valorização da construção de edifícios e espaços sagrados e tomar consciência das potencialidades que estes locais têm para cativar as pessoas”.
Serão premiados os melhores trabalhos para um edifício religioso concreto, “respeitando todas as condicionantes legais e regulamentares aplicáveis ao tipo de edificação”.
LFS/OC