Cidade do Vaticano, 27 Out 2021 (Ecclesia) – Quando se celebram os trinta anos de relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República Arménia, uma nova sede da Nunciatura Apostólica da Geórgia e da Arménia foi inaugurada, esta quarta-feira, na capital Yerevan.
A inauguração do novo espaço – que não substitui a residência oficial em Tbilisi, Geórgia – contou com a presença do substituto da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra, refere o site Vaticannews.
A abertura da sede em Yerevan representa uma “localização provisória” em vista de uma organização “mais ampla, a fim de ter espaço suficiente para apoiar de forma adequada os múltiplos compromissos da missão da Santa Sé e da Igreja Católica na República da Armênia”, lê-se
Para a Santa Sé, é mais uma oportunidade de olhar para “a construção de uma relação próspera em benefício de todos os arménios”.
A Nunciatura Apostólica da Armênia foi instituída em 24 de maio de 1992 com a Carta Apostólica «Armeniam Nationem» de São João Paulo II, que visitou o país em setembro de 2001.
As relações entre a Igreja de Roma e a Armênia são “muito antigas”, mas ganharam força com a independência, em 1992, da Arménia.
O primeiro núncio apostólico nomeado na Arménia foi D. Jean-Paul Aimé Gobel (1993-1997), o atual representante do Papa é D. José A. Bettencourt (a partir de 2018).
LFS