A Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC) apresentou o balanço da cobertura informativa que realizou durante a visita de Bento XVI a Portugal.
O objectivo da operação foi transmitir para as emissoras locais associadas os actos públicos do Papa nas três cidades por onde passou – Lisboa, Fátima e Porto.
A iniciativa facultou a custo zero conteúdos informativos a que as rádios regionais só teriam acesso mediante a utilização de “importantes meios técnicos e humanos”, refere uma nota de imprensa da ARIC.
A operação, que decorreu de 10 a 14 de Maio, incluiu a disponibilização de dois blocos informativos diários de aproximadamente dez minutos e a transmissão integral dos principais actos públicos presididos por Bento XVI.
O projecto envolveu seis profissionais, duas viaturas ligeiras e uma moto, além de meios técnicos que reforçaram os equipamentos já existentes no Centro de Formação da Associação, em Fátima.
A acção conjunta das emissoras da ARIC, que incluiu estações da Guiné-Bissau, mobilizou “um número considerável” das cerca de setenta rádios associadas e resultou na transmissão de aproximadamente dezasseis horas e dezasseis minutos de conteúdos, por cada associada, para os cinco dias”, explica o comunicado de imprensa.
A nota sublinha ainda que “através de acções concertadas como esta, conseguir-se-á mais facilmente despertar a atenção do mercado publicitário para um meio que (…) está nitidamente subvalorizado em relação ao binómio preço, rentabilidade”.