Líder dos ‘Qom’ denunciou violações dos Direitos Humanos
Cidade do Vaticano, 24 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o líder de uma comunidade Qom, da Argentina, que lhe apresentou as suas preocupações pelas violações dos Direitos Humanos que sofrem os povos indígenas.
Além de Félix Díaz, dirigente da comunidade étnica Qom “A Primavera” (Formosa, Argentina), marcaram presença nesta audiência a sua mulher, Amanda Asijak, e o padre Francisco Nazar, vigário episcopal para os povos originários da Diocese de Formosa, além do prémio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.
Segundo comunicado do Vaticano, Félix Díaz agradeceu ao Papa por esta “manifestação de interesse e de apoio”, após ter falado sobre as “dificuldades que enfrentam os povos indígenas da Argentina e da América Latina”.
O responsável levou a Francisco, natural da Argentina, a sua “preocupação pela proteção dos direitos” destes povos, em particular no que diz respeito “ao seu território e à sua identidade cultural”.
Em declarações aos jornalistas, o líder da comunidade Qom disse que o Papa apelou ao diálogo com o Governo e mostrou conhecer “perfeitamente” a problemática indígena.
2,38% da população argentina é indígena, número que sobre para 6,1% na província de Formosa, segundo dados do censo de 2010.
OC