Com a celebração da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira dia 19 de Junho, toda a Igreja foi convidada pelo Papa Bento XVI a iniciar um ano sacerdotal, um ano de «oração com e pelos sacerdotes». O Arciprestado de Mangualde, da Diocese de Viseu, aceitando este mesmo convite, quis iniciar este ano sacerdotal com uma solene celebração na Igreja do Complexo Paroquial, pelas 21 horas, voltando-se em oração para o Sagrado Coração de Jesus, cuja imagem ladeava o altar.
Presentes 8 dos 9 sacerdotes que trabalham neste Arciprestado, nas suas diversas Paróquias, que se lhes associaram também em grande número de fiéis, individualmente ou organizados em movimentos, associações. Uma celebração dinamizada pelos coros litúrgicos paroquiais, revivendo a experiência do Encontro Jubilar Paulino de Coros, em Maio passado, sendo efusivamente participada por toda a assembleia que cantou e rezou em uníssono.
Na Eucaristia, os sacerdotes renovaram os seus compromissos sacerdotais, como proposto a nível nacional.
Seguiu-se um momento de adoração eucarística, onde foi meditado um trecho da exortação de João Paulo II, «Pastores dabo vobis», e onde todos rezaram a oração pelos sacerdotes que será distribuída em forma de pagela por todas as paróquias deste Arciprestado.
Um momento de comunhão, de partilha e de oração que iniciou a vivência deste Ano Sacedotal no Arciprestado de Mangualde.
Nuno Azevedo