D. Jorge Ortiga diz que estes são espaços onde se descobrem e encontram as dádivas de Deus, dos alunos e dos fiéis
A mensagem do arcebispo de Braga para a Semana dos Seminários, que decorrerá entre 8 e 15 de Novembro, está desde ontem disponível no YouTube, serviço de partilha de vídeos. As palavras de D. Jorge Ortiga partem da interpelação bíblica “Se tu conhecesses o dom de Deus”, que Cristo dirige a uma mulher.
O Seminário, afirma, é um espaço de descoberta das dádivas que Deus oferece a todos os que o frequentam. É também uma instituição onde são formados aqueles que, depois de ordenados, fazem com que “outros possam saborear o conteúdo desse dom”.
Por se tratar de um coração que irradia dádivas à Igreja e ao mundo, ele precisa do auxílio dos fiéis, a começar pelo “dom por excelência”, que é a decisão de entrada no Seminário.
Por isso, D. Jorge Ortiga convida os jovens a fazer a “experiência da descoberta de Deus como o grande dom, como a grande prenda”: “Aquilo que mais temos para poder dar a quem nos deu tudo é a própria vida”.
O Seminário também precisa de outros dons das comunidades, porque ele “não é qualquer coisa de alguns”, mas “um espaço de todos”. Neste sentido, o apoio dos fiéis, em dinheiro e bens materiais, contribuirá para “formar adequadamente, não faltando nada a ninguém, e particularmente àqueles jovens mais pobres”.
O arcebispo primaz de Braga termina a mensagem fazendo votos para que durante a Semana dos Seminários os católicos possam “descobrir o dom de Deus” e se comprometam para que ele “seja mais conhecido e mais amado”.