Arcebispo de Barcelona mobiliza arquidiocese para visita de Bento XVI

Papa vai dedicar templo expiatório da Sagrada Família, do arquitecto catalão Antoni Gaudí, cuja vida e obra estão em análise com vista à beatificação

O arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach, quer que a cidade se encha com população de toda a Catalunha para receber Bento XVI nos dias 6 e 7 de Novembro.

“Temos de acolhê-lo, saindo de nossa casa, deixando as nossas vilas e cidades”, saudando o Papa “nas ruas e cidades por onde vai passar, desde a sua chegada até que deixe Barcelona”, refere o prelado.

No documento intitulado “Começamos com o Papa um novo caminho”, o cardeal Sistach pede às paróquias e comunidades para rezarem pela visita de Bento XVI.

A exortação pastoral recomenda ainda que os fiéis, em grupo ou individualmente, estudem as sete catequeses que a arquidiocese preparou sobre o ministério do Papa, a simbologia da igreja da Sagrada Família, que Bento XVI vai dedicar (consagrar), e sobre o seu autor, Antoni Gaudí, cuja vida e obra está a ser analisada com vista a uma possível beatificação.

Referindo-se ao nome da igreja, iniciada em 1882 e com conclusão prevista até 2033, o cardeal salienta que é preciso trabalhar para que “as nossas famílias – fundamentadas no matrimónio entre um homem e uma mulher como íntima comunidade de vida e de amor aberta à fecundidade – imitem as virtudes da sagrada família de Nazaré”, uma alusão a Jesus, Maria, sua mãe, e São José.

A família cristã, sublinha, “contribui para a realização pessoal dos seus membros, é uma autêntica célula da sociedade, constitui uma igreja doméstica e é solidária com os pobres e necessitados”.

Bento XVI chega a Barcelona, proveniente de Santiago de Compostela, a 6 de Novembro, e no dia seguinte dedicará a igreja e o altar da Sagrada Família e rezará a oração do Angelus na fachada do “Nascimento” de Jesus.

Depois de almoçar com os bispos da arquidiocese, o Papa visita o Instituto Nen Déu, uma obra assistencial para os jovens com síndrome de Down e outras incapacidades.

Programa (provisório)

Sábado, 6 de Novembro

21h00: Chegada do Papa ao aeroporto de El Prat (Barcelona), procedente de Santiago de

Compostela

21h45: Chegada do Papa ao Arcebispado, onde pernoita

Domingo, 7 de Novembro

9h15: Percurso em papamóvel até à igreja da Sagrada Família

10h00: Missa

12h00: Recitação da oração do Angelus na fachada do Nascimento da igreja da Sagrada Família

13h00: Almoço no Arcebispado com o episcopado e comitiva papal

17h15: Visita ao Instituto Nen Déu

18h30: Cerimónia de despedida no aeroporto de El Prat

19h15: Partida para Roma

20h55: Chegada a Roma

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top