Apresentado livro sobre D. Augusto Eduardo Nunes, Arcebispo de Évora

No dia 4 de Junho, pelas 17h30, o livro «D. Augusto Eduardo Nunes, Professor de Coimbra e Arcebispo de Évora» vai ser apresentado em Évora, no Fórum Eugénio de Almeida, por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Prémio Fernando Pessoa, no contexto da sua conferência «A Primeira República, cem anos depois». D. Manuel Clemente assina também o prefácio do novo livro.

Entretanto, no passado dia 28 de Maio, no Instituto Politécnico de Portalegre, foi apresentado ao público o livro da autoria do Cónego Senra Coelho, professor de História de Igreja no Instituto Superior de Teologia de Évora, e publicado pela Paulus Editora na colecção Espiritualidade – Biografias, com base na sua Tese de Doutoramento Monseigneur Augusto Eduardo Nunes, Archbishop of Évora (1850-1920): From the University of Coimbra to Archbishop of Évora in the Contexto f the First Republica, na Phoenix International University, com o reconhecimento do British Council.

Trata-se de um livro de 919 páginas, que em três partes aborda a Biografia, o pensamento e actuação do Arcebispo de Évora face ao período da Primeira Republica 1910-1920. O livro oferece ainda a edição de um valioso conjunto de obras da autoria do autor, enquanto estudante e professor na Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra, incluindo a tradução da sua Tese de Doutoramento «Ecclesiae Catholicae Munus Sociale» (1880) e os textos dos Principais documentos Colectivos do Episcopado Português, dos quais D. Augusto Eduardo Nunes foi redactor em nome de todos os colegas Bispos. A obra oferece ainda uma síntese cronológica dos principais acontecimentos da vida e do tempo do Arcebispo de Évora (1849-1920) e um apêndice fotográfico.

A sessão de apresentação do livro, em Portalegre, foi presidida pelo Bispo de Portalegre e Castelo Branco D. Antonino Dias e contou com a presença do presidente do Politécnico, Professor Doutor Joaquim Mourato, com o Governador Civil de Portalegre, Vereador da Cultura daquela cidade, com o arcebispo Évora, D. José Alves e com o arcebispo emérito de Évora, D. Maurílio de Gouveia.

D. Carlos de Azevedo salientou a actualidade da obra com os contributos da novidade histórica, para a História em Portugal, afirmando mesmo: «Hoje, em Portugal a Teologia da História deu um passo em frente». O Bispo Auxiliar de Lisboa e reconhecido Historiador louvou ainda a ousadia da Paulus Editora ao publicar um livro de grande dimensão no actual contexto, felicitando o autor e a Editora pela audácia da iniciativa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top