Apóstolo Paulo, a grandeza de um discípulo!

Com o encerramento do Ano Paulino à porta – será em Roma, a 28 de Junho, na Basílica de São Paulo Fora-de-Muros -, não cessa, no entanto, o desejo de conhecer melhor esta figura da fé cristã e de compreender mais profundamente a sua relação com Cristo que o levou a mudar radicalmente de vida e a dedicar-Lhe todas as suas forças até ao fim dos seus dias!

Exposição de arte sacra: "Paulo, o Apóstolo"
O Departamento do Património Cultural da diocese de Leiria-Fátima associa-se às celebrações evocativos dos dois mil anos do nascimento de São Paulo, organizando uma exposição de arte sacra intitulada "Paulo, o Apóstolo". Decorrerá na igreja de São Pedro, em Leiria, entre os dias 13 de Julho, festa da dedicação da Catedral, e 13 de Setembro de 2009. Terá quatro partes: a primeira sobre a formação judaica de Paulo; a segunda sobre o seu encontro com o Ressuscitado; a terceira sobre a sua evocação na Diocese; a quarta sobre as dimensões fundamentais do seu pensamento.

Homem de grande cultura, nem sempre de fácil interpretação, Paulo dominava três universos culturais: o judaico, o grego e o romano. Como judeu, conhecia muito bem as Escrituras e procurava pô-las em prática segundo o sentir dos fariseus; vivendo em ambiente cultural helenista – no mundo de então dominava a cultura grega -, escrevia e falava normalmente em grego; como cidadão romano, sabia latim.

Para enriquecer o olhar sobre o Apóstolo dos Gentios, procura-se, no decorrer da exposição, recolher diferentes olhares cristãos porque é riquíssimo o património que outras igrejas e comunidades cristãs têm sobre Paulo.

Peregrinação "Passos de São Paulo…, a última viagem: Malta e Roma"
O jornal O Mensageiro, depois de ter organizado uma peregrinação aos "Passos de São Paulo na Turquia", promove agora uma segunda, desta vez aos "Passos de São Paulo…, a última viagem: Malta e Roma", entre os dias 16 e 22 de Outubro de 2009.

Em Malta, para além de visitar algum património cultural da ilha, evoca-se o naufrágio de Paulo, no Inverno do ano de 60, e o modo como ele, em situação difícil, ali anunciou Cristo Jesus, fundou uma comunidade e converteu o Governador.

Já em Roma, peregrinar-se-á pelos principais lugares que recordam os momentos mais significativos da vida de Paulo na capital do Império, bem como outros lugares importantes da "Roma Imperial" e da história da Igreja, nestes dois mil anos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top