Pastoral juvenil do Algarve quer aproveitar impulso dado pela Cruz das JMJ
O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve (SDPJA) quer apostar mais na formação de jovens e de animadores.
Para tal, pretende aproveitar a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam em Madrid, no próximo ano.
“Estamos a preparar um conjunto de cursos para animadores, principalmente sobre a leitura da bíblia, que tem sido muito pedida”, adianta Nélson Farinha, coordenador do SDPJA.
A nível dos jovens, “a acção vai ser feita através das catequeses de formação para as Jornadas”, acrescenta ainda.
A Diocese do Algarve ficou de preparar a catequese sobre “o Baptismo e as Jornadas”, que será depois tratada e distribuída pelas várias paróquias.
Nélson Farinha espera que a diocese aproveite este grande impulso, iniciado com a recepção à Cruz dos Jovens, no passado dia 13.
Mais de 250 jovens da diocese marcaram presença na recepção ao símbolo. Uma participação positiva mas que, de acordo com aquele responsável, “podia ter sido mais significativa, se a altura fosse propícia”.
Nélson Farinha recorda a visita da Cruz a Portugal, em 2003: “Foi em Outubro, e a Catedral de Faro estava a abarrotar, com cerca de 600 jovens”. No entanto, não deixa de acrescentar que “mais vale fazer com poucas pessoas do que não fazer”.
O SDPJA espera conseguir levar a Madrid cerca de 300 jovens, se as expectativas mais optimistas forem cumpridas.