Anúncio de Cristo passa pela cidade global

A ressurreição desperta hoje as mesmas reacções com que Paulo se deparou há dois mil anos

A cidade global, com a sua amálgama de desconhecidos que se cruzam, é o caminho para o anúncio da mensagem cristã, afirmou o Cón. António Rego durante as Jornadas Missionárias Nacionais, que decorrem em Fátima entre 18 e 20 de Setembro.

A ressurreição é hoje uma surpresa e uma provocação, tal como foi para os atenienses quando Paulo lhes dirigiu a palavra. A tarefa da Igreja consiste em dirigir-se às Atenas contemporâneas, procurar os seus deuses e altares, escutar os anseios dos seus habitantes, discernir as luzes e sombras das suas atitudes, e, por fim, anunciar a novidade essencial do cristianismo.

Tendo percorrido por diversas vezes os itinerários de São Paulo, o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais evocou os sentimentos que essas estradas e lugares lhe despertaram, ainda que as paisagens e horizontes já não sejam os mesmos.

O Cón. António Rego recordou igualmente as transições experimentadas pelo apóstolo: do judaísmo para o cristianismo, de perseguidor a anunciador, de Saulo para Paulo.

Missão na cidade

Foi com a cidadania romana, os ensinamentos das culturas grega e judaica e, acima de tudo, com a experiência do encontro com Cristo, que São Paulo partiu para a missão nas cidades. Os seus escritos traduziram o esforço de tradução e síntese para o mundo grego de uma palavra que nasceu no contexto da cultura bíblica judaica.

As cartas do apóstolo revelaram a sua imagem e exteriorizaram a intensidade das suas paixões – por Cristo, em primeiro lugar; e pelos membros das comunidades cristãs, a quem deu tudo. Os lugares que procurou, as pessoas a quem falou foram o seu programa missionário. Não houve púlpito a que não subisse.

A valorização da mulher e dos escravos, a dignidade dos mais pobres, o respeito pelos estrangeiros, a integridade do amor, o lugar profético do celibato, a dimensão divina e humana da sexualidade e a pureza da alma para receber Cristo na comunhão eucarística, foram alguns dos elementos que caracterizaram a pregação de São Paulo.

São Paulo e Atenas

O Cón. António Rego recordou que, para Bento XVI, o esquema fundamental do anúncio cristão reside no discurso de São Paulo em Atenas.

As palavras do apóstolo partiram dos desejos e inquietações dos atenienses. Evocou a sua religiosidade, os seus altares e a inscrição ao deus desconhecido.

Mas independentemente do acolhimento ou da recusa dos seus ouvintes, com mais ou menos artifícios retóricos, nunca omitiu duas palavras fundamentais: “Jesus ressuscitado”.

O programa das Jornadas prossegue com a celebração da missa, marcada para as 19 horas. O segundo dia terminará com um “convívio missionário”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top