Ano Santo: Vaticano espera 20 mil pessoas para Jubileu dos Doentes

Papa vai enviar homilia para celebração conclusiva, no domingo

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 02 abr 2025 (Ecclesia) – O Vaticano espera receber cerca de 20 mil peregrinos dos cinco continentes, entre sábado e domingo, para o Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde, o sétimo grande evento do Ano Santo 2025.

O Dicastério para a Evangelização (Santa Sé) refere, em nota enviada hoje à imprensa que entre os participantes vão estar “doentes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais e técnicos de saúde provenientes de mais de 90 países”.

O evento tem início na manhã de sábado, com a peregrinação à Porta Santa de São Pedro, seguindo-se, de tarde, os ‘Diálogos com a Cidade’, eventos culturais, espirituais e artísticos nas praças do centro de Roma, incluindo o encontro sobre ‘O valor da dádiva e da solidariedade’, organizado pelo Ministério da Saúde da Itália.

Outros temas abordados serão os cuidados paliativos, as dependências, as doenças raras e a fragilidade, além de uma campanha solidária para recolha de sangue e momentos de oração pelos doentes.

Uma das conferências vai refletir sobre “o contributo das associações de doentes para a construção de um Serviço Nacional de Saúde mais humano, participativo e sustentável”.

As celebrações jubilares encerram-se com a Missa na Praça de São Pedro, às 10h30 (09h30 em Lisboa) de domingo, presidida por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, que vai ler a homilia escrita pelo Papa Francisco para esta ocasião.

Seis grandes eventos reuniram até agora, no Ano Santo de 2025, jornalistas, militares e polícias, artistas, diáconos, voluntários e missionários da Misericórdia, tendo os últimos quatro decorrido já sem a presença do Papa.

O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top