Fátima, 03 jan 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), divulgou hoje uma nova publicação que pretende “ajudar a obter a Indulgência jubilar”, como dom próprio do Ano Santo 2025, que a Igreja Católica está a celebrar.
“Neste Jubileu de 2025, o Santo Padre convida todos os cristãos a serem peregrinos de esperança, transformados em sinais de esperança para o nosso tempo. O dom da Indulgência, que é uma graça jubilar, permite-nos descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus”, explica o SNL, na informação enviada, esta sexta-feira, 3 de janeiro, à Agência ECCLESIA.
‘A Indulgência Jubilar’, é o título do novo livro, em formato de bolso, publicado pelo secretariado da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP, no contexto do Ano Santo 2025.
A Igreja Católica está a viver um Ano Santo, o seu 27.º jubileu ordinário – celebração que acontece a cada 25 anos -, iniciado na última noite de Natal, pelo Papa Francisco, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.
O Secretariado Nacional de Liturgia explica aos fiéis, “peregrinos de esperança”, como podem obter ‘a Indulgência Jubilar’, “concedida pelo Santo Padre” neste Ano Santo 2025: “Se empreenderem uma piedosa peregrinação ou visita a qualquer lugar sagrado do Jubileu”, aos lugares tradicionais de peregrinação “devem juntar-se aqueles que cada bispo designa na sua diocese”; se participarem em Missões populares, em exercícios espirituais ou em encontros de formação sobre os textos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica; e se se deslocarem para visitar “os irmãos que se encontrem em necessidade ou dificuldade (doentes, presos, idosos em solidão, pessoas com alguma deficiência…)”.
Segundo o SNL, da Igreja Católica em Portugal, a Indulgência plenária jubilar também pode ser obtida através de iniciativas que “implementem de forma concreta e generosa o espírito penitencial”, e informa ainda, no livro ‘A Indulgência Jubilar’, como é que os fiéis que não podem “participar nas celebrações solenes, nas peregrinações e nas piedosas visitas” poderão receber a Indulgência jubilar “nas mesmas condições”.
O secretariado da Conferência Episcopal Portuguesa já tinha publicado o livro ‘Textos Litúrgicos – Normas sobre a Concessão da Indulgência Jubilar’, e, no contexto deste Ano Santo 2025, editou também o livro ‘Jubileu 2025 – Textos Litúrgicos Para uso dos fiéis’, que está disponível no seu sítio online.
Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o SNL divulga também o livro com as 17 catequeses do Papa Francisco sobre ‘o Espírito e a Esposa’, apresentadas nas audiências semanais de quarta-feira, no Vaticano.
“Apresentadas numa linguagem simples, estas catequeses ajudam os cristãos a manter o olhar fixo em Jesus, que é a nossa esperança”, acrescenta o Secretariado Nacional de Liturgia, que fez “uma edição económica para divulgar e facilitar o acesso a estas catequeses”.
O 27.º jubileu ordinário da história da Igreja Católica vai terminar no dia 6 de janeiro de 2026.
CB