Leão XIV vai instituir novos catequistas, este domingo na Praça de São Pedro, no Vaticano

Lisboa, 23 set 2025 (Ecclesia) – O Departamento nacional da Catequese, da Igreja Católica em Portugal, destaca que “as dioceses estão envolvidas” no Jubileu dos Catequistas, e “todos os catequistas mostraram entusiasmo em querer participar”, de 26 a 28 de setembro, no Vaticano.
“Ainda tínhamos o Papa Francisco quando nos começámos a mobilizar. Temos dioceses que vão por si, digamos assim, mas temos algumas que se juntaram, quase como uma peregrinação interdiocesana, e vamos um grupo bastante coeso e forte conhecer o Papa Leão”, disse Rita Santos, do Departamento da Catequese do Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), esta terça-feira, em entrevista à Agência ECCLESIA.
A entrevistada, que é também catequista, destaca que com esta “dinâmica da Igreja Universal” estes agentes pastorais têm “muito mais essa visibilidade” de partilha, de “fazer caminho” com pessoas “de outros países”, de outros continentes.
Segundo Rita Santos, que colabora com o Departamento da Catequese do SNEC, este evento jubilar “é uma oportunidade” para perceberem, “dentro de todo o contexto que vai acontecendo, que em Espanha também se reflete como em Portugal”, e, por exemplo, também sabem que “há um desafio de caminhar com as famílias”, como o itinerário para a catequese em Portugal “vai dizendo”.
Para além das catequeses por grupos linguísticos, nas igrejas de Roma, “uma catequese em português”, esta iniciativa é também um encontro da lusofonia, como a Eucaristia para os catequistas lusófonos – Brasil, Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste – este sábado, dia 27, pelas 12h00 locais, na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma.
“Será um momento de encontro, é mais informal, é Jesus que nos congrega, mas também um momento para podermos estar todos juntos. Eu acho que a Igreja nos pede muito para sermos irmãos, e nós como catequistas já temos essa consciência, mas quando temos a oportunidade de poder estar juntos fisicamente, é sempre enriquecedor”, desenvolveu Rita Santos.
A delegação do SNEC é constituída por “cerca de 40 catequistas, de todas as dioceses do país”, e, segundo Rita Santos para cada um “será um encontro também especial”, e que espera dê frutos para os catequizandos, porque quando vivem “experiências fortes, com intensidade forte, normalmente a convicção até sai mais reforçada”.
“Este encontro com Jesus leva um bocadinho a isso. Eu acredito que depois isso terá sempre fruto na catequese, no entusiasmo, na vontade de querer fazer melhor, na vontade de caminhar mais para Jesus e levar também estas crianças a fazê-lo”, acrescentou a entrevistada do Departamento da Catequese do SNEC, no Programa ECCLESIA, transmitido hoje, dia 23 de setembro, na RTP2.

O Vaticano informa que para o Jubileu dos Catequistas, evento do Ano Santo 2025, estão “especialmente convidados” todos os catequistas e formadores espirituais, e as suas famílias; do programa jubilar destaca-se a audiência com o Papa Leão XIV, às 10h00, deste sábado, 27 de setembro, e, no dia seguinte (domingo), a Missa presidida por Leão XIV, com instituição de novos catequistas, a partir das 10h00, na Praça de S. Pedro.
De Portugal participam grupos organizados de catequistas do Porto, Braga, Viseu, Leiria-Fátima, Lisboa e Algarve.
O ministério de catequista, para “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana”, foi instituído na Igreja Católica, pelo Papa Francisco, que convidou “as Conferências Episcopais a tornarem realidade” este ministério, através da carta apostólica (Motu Proprio) ‘Antiquum ministerium’, publicada no dia 11 de maio de 2021.
HM/CB/OC