Ano Santo: Lamoso, Penamaior e Sanfins de Ferreira participaram no Jubileu dos Coros em Roma

83 peregrinos viveram celebração jubilar, destacando audiência com o Papa Leão XIV e Missa na Solenidade de Cristo Rei

Cidade do Vaticano, 25 nov 2025 (Ecclesia) – O Coro Interparoquial de Lamoso, Penamaior e Sanfins de Ferreira, da Diocese do Porto, participou na celebração jubilar, inserida no Ano Santo 2025, que decorreu no passado fim de semana, em Roma (Itália).

“Entre os dias 21 a 24 de novembro, os elementos dos coros e alguns familiares e amigos, num total de 83 peregrinos, atravessaram as Portas Santas das quatro Basílicas Papais (São Pedro no Vaticano, São Paulo Fora-de-Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão)”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O coro destaca como momentos mais marcantes os atos centrais da celebração jubilar como a audiência, na manhã de sábado, “onde ecoaram as palavras de estímulo a confiança do Papa Leão XIV”, bem como a Missa da Solenidade de Cristo Rei do Universo, na manhã de domingo.

Na tarde de sábado, o coro participou, através do canto, numa Missa na igreja de Santo António dos Portugueses, em honra de Santa Cecília, Virgem e Mártir Padroeira dos Cantores e Músicos, “numa oportunidade valiosa para entoar os belos cânticos portugueses”.

“Foi um momento celebrativo único e inesquecível”, destacou o grupo.

O coro explica que a experiência no Jubileu 2025 foi “o culminar de uma caminhada de ano e meio de iniciativas de angariação de fundos e da experiência da Jornada Interparoquial dos Coros, decorrida entre 8 e 9 de novembro do presente ano”.

O grupo apresentou no dia 8 de novembro um “Concerto Jubilar” e no dia 9, no Santuário Diocesano de Santa Rita, participou na missa das 18h00 com o canto, dia da Festa da Dedicação da Basílica de Latrão, mãe de todas a Igrejas.

O Jubileu dos Coros e Corais, do Ano Santo 2025, reuniu desde sábado cerca de 35 mil peregrinos para encontros com o Papa, a passagem pela Porta Santa, confissões, concertos e momentos musicais.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, convocado pelo Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e continuado no pontificado de Leão XIV.

LJ/OC

Vaticano: Leão XIV apresenta coros como exemplo de «Igreja em caminho» e sinodal

Ano Santo: «Alentejo vai ecoar em Roma de uma forma muito abundante», afirma monsenhor António Cartageno

Partilhar:
Scroll to Top