Portugueses rumaram até Itália para alinhar os dias que vão anteceder celebração jubilar, que vão ser vividos com um conjunto de atividades

Coimbra, 02 mai 2025 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) de Coimbra rumou até à província de Asti, em Itália, onde esteve entre os dias 26 e 30 de março, para preparar os dias anteriores ao Jubileu dos Jovens, que acontece em Roma, no final de julho e início de agosto.
“Penso que somos a única Diocese que está a preparar Pré-Jubileu”, que decorre de 26 a 29 de julho, com um conjunto de atividades, afirmou o coordenador do SDJ, Hugo Monteiro, numa nota do SDJ enviada à Agência ECCLESIA.
O responsável explica que a ideia de acolher os peregrinos da Diocese de Coimbra partiu da Diocese de Asti, como forma de agradecimento pela experiência dos Dias na Diocese que viveram na cidade portuguesa, nos dias que antecederam a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
“Gostariam de retribuir de alguma forma, e agora em sua casa, com as suas comunidades” o acolhimento que tiveram em terras lusas, refere Hugo Monteiro.
Francisco Roque, membro da SDJ, que acompanhou o coordenador do organismo juvenil na visita a Asti, destaca o acolhimento da diocese italiana: “Asti relembrou-nos que a Igreja e as comunidades católicas podem e devem ser um espaço onde todos se sentem em casa, onde a escuta e a partilha acontecem com naturalidade e verdade”.
“A Diocese de Asti acolheu-nos de braços abertos desde o primeiro momento”, salienta Francisco Roque, motivo pelo qual considera que a peregrinação dos jovens de Coimbra no pré-Jubileu será “mais uma oportunidade” para viver e crescer na fé, com o sentimento de pertença “a algo maior”: “a uma Igreja Universal que caminha de mãos dadas”.
Quanto à preparação da participação dos jovens de Coimbra no Jubileu, Hugo Monteiro dá conta que até ao dia 31 de março tudo passou pelo trabalho de secretariado, entre os primeiros contactos e inscrições.
Atualmente, está em preparação a parte logística que envolve uma peregrinação que conta com centenas de participantes.
Segundo o coordenador do SDJ, recentemente foi constituída a equipa de animação, “que já se encontra a trabalhar na preparação de todo o caminho até à saída de Coimbra e, depois, nos dias da peregrinação a cargo do SDJ”.
“Coimbra leva cerca de 400 jovens, 275 dos quais estão inscritos no modelo “Pacote Diocese”, ou seja, inclui os dias de Pré-Jubileu em Asti, adianta.
A média dos integrantes da comitiva de Coimbra é de 22 anos, tendo em conta que alguns dos inscritos, por meio de grupos de catequese, são menores.
Hugo Monteiro expressa a alergia de ter participantes inscritos de várias áreas e vários pontos da diocese, como a “catequese, grupos de jovens, acólitos, meio escolar, ensino superior, escuteiros e outros movimentos”.
De acordo com o SDJ, estão previstos três encontros preparatórios da peregrinação da esperança, dois deles online, a 30 de abril e 20 de maio, cada um dos quais com uma duração estimada de 90 minutos.
A terceira sessão está marcada para 29 de junho e decorre no modelo presencial, “com todos, todos os que disseram “sim” a esta bela aventura”, revela Hugo Monteiro.
Os encontros têm como objetivo apresentar o Jubileu e o tema “Peregrinos da Esperança”, criar espírito de grupo e dar algumas indicações sobre a “mega operação – Vamos em Diocese”, esclarece a nota.
O Jubileu dos Jovens, no âmbito do Ano Santo 2025, vai decorrer de 28 de julho a 3 de agosto, em Roma, na capital italiana.
A Igreja Católica está a viver o Ano Santo 2025 – o seu 27.º jubileu ordinário – celebração que acontece a cada 25 anos -, com o tema ‘Peregrinos de Esperança’, iniciado pelo Papa Francisco na véspera do Natal, na noite do dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro; um jubileu convocado com a bula de proclamação de 9 de maio de 2024. |
LJ/OC