Imagem Peregrina n.º 2 de Nossa Senhora de Fátima está na Paróquia de São José, D. Rui Valério convidou a serem «missionários da esperança no mundo»

Lisboa, 04 nov 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa pediu “missionários da esperança no mundo, através da palavra e do exemplo de Jesus Cristo”, na celebração de início do Jubileu diocesano da Missão, no Bairro da Boavista, na Paróquia de São José.
“Queremos para Lisboa uma semana missionária, uma semana em que vamos falar de Jesus, porque quando falamos de Jesus estamos sempre a falar bem, estamos sempre a dizer coisas maravilhosas”, disse D. Rui Valério, na Missa que presidiu este domingo, informa o Patriarcado de Lisboa, na sua página na internet.
No Bairro da Boavista, o patriarca de Lisboa desafiou os presentes da celebração a serem “missionários da esperança no mundo, através da palavra e do exemplo de Jesus Cristo”.
A Imagem Peregrina n.º 2 de Nossa Senhora de Fátima vai acompanhar esta semana missionária do Patriarcado de Lisboa, no Bairro da Boavista, D. Rui Valério consagrou a missão jubilar: “Que a Rainha das Missões nos acompanhe, nos consagre e nos leve com ela, e ela connosco”.
O Patriarcado de Lisboa está celebrar a Semana do Jubileu da Missão, com o lema ‘Levanta-te. Vai. Faz a diferença!’, desde esta segunda-feira, de 3 a 9 de novembro.
Neste tempo de “partilha, oração e compromisso missionário”, cada vigararia foi convidada a realizar uma missão concreta, adaptada à sua realidade pastoral.
Na Vigararia Lisboa V, a missão realiza-se no Bairro da Boavista, na Paróquia de São José, segundo o padre Ricardo Freire o programa tem “quatro dias com a celebração do Terço Comunitário, em lugares emblemáticos do bairro”, até esta sexta-feira, termina com “uma procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima”.
O pároco do Bairro da Boavista adiantou que os jovens da Pastoral Juvenil das paróquias desta vigararia vão realizar “uma festa missionária durante a tarde” do dia seguinte, sábado, 8 de novembro, que marca o inicio do ano pastoral 2025/2026.
“O que está a acontecer aqui é fruto da colaboração de toda a Vigararia. Nós somos os recetores desta missão. As dez paróquias estão a convergir para este bairro, porque aqui é o lugar da missão”, desenvolveu o padre Ricardo Freire, citado pelo Patriarcado de Lisboa, na sua página na internet.
“E esta missão quer despertar consciências, recordando que a Igreja é a continuadora de Jesus Cristo, para trazer conforto e presença em todas as situações da vida”, acrescentou o pároco do Bairro da Boavista, dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos/scj).
A Eucaristia, que marcou o início do Jubileu da Missão da Diocese de Lisboa, foi concelebrada pelo o pároco do Bairro da Boavista, o vigário da vara, padre Nuno Rosário Fernandes, e vários sacerdotes Dehonianos, o padre João Nélio Pereira (provincial da congregação religiosa dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus), o padre Manuel Barbosa (secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa – CEP), e o padre Tomás Correia.
Após a Missa, D. Rui Valério participou numa missão porta a porta pelas ruas e casas do Bairro da Boavista, onde convidou os moradores a integrar as atividades desta semana jubilar na Vigararia Lisboa V.
Esta comunidade paroquial vai celebrar a dedicação da nova igreja de São José do Bairro da Boavista, no dia 14 de dezembro.
CB/OC
Lisboa: Patriarcado promove «Semana da Missão» centrada no tema «Levanta-te. Vai. Faz a diferença!»






