Ano Santo 2025: Grupo com 22 adolescentes portugueses rumou a Roma para celebração jubilar que adquiriu «significado completamente diferente»

Paróquia de Sapataria, de Sobral de Monte Agraço, fala do impacto do falecimento do Papa Francisco no Jubileu dos Adolescentes, que mantém celebrações centrais

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Roma, 25 abr 2025 (Ecclesia) – Um grupo com 22 adolescentes portugueses, de Sobral de Monte Agraço, da Diocese de Lisboa, viajou até Roma para a sua celebração jubilar, entre hoje e domingo, que descreve ter adquirido outro simbolismo com a morte do Papa Francisco.

“É totalmente diferente. Nós estávamos com um espírito um pouco mais positivo, e quando soubemos a notícia foi: ‘E agora, o que é que vamos fazer? Vai ser cancelado? Vamos perder tudo o que nós preparamos até agora? Ou vai ser totalmente modificado?’ Não foi cancelado, nós estamos cá, mas lá está, é um pouco mais triste”, afirmou hoje João Cardoso, responsável do grupo, em declarações à Agência ECCLESIA.

O grupo esteve esta manhã na Basílica de Santa Maria Maior, na qual é possível passar pela Porta Santa, e participou numa cerimónia “um pouco mais intimista”, “não tão alegre”, em que se sente já “uma nuvem de tristeza”, com a aproximação do funeral de Francisco, relata o responsável do grupo.

Como catequista, João Cardoso lembra o Papa Francisco como uma figura que “conseguiu abrir portas, quebrar muros” e até certos “de tabus que existia dentro da Igreja”, através de “palavras mansas, assertivas e fáceis de compreensão”, cativando e modificando “pensamentos”.

“O Papa Francisco foi uma peça fundamental para o nosso século e nossa geração. Portanto, é um Papa do século XXI, com pensamentos do século XXI”, referiu.

João Cardoso revela que a preparação do grupo da Paróquia da Sapataria, de Sobral de Monte Agraço, com adolescentes que frequentam entre o 7 e 10º ano de catequese, começou cedo.

“Eu e a minha colega dissemos que sim. Vamos. Aceitámos a proposta do Papa Francisco nas jornadas e começamos a preparar desde esse momento”, indica.

O catequista dá conta que os adolescentes mostraram recetividade para participar na celebração jubilar.

“A grande maioria foram jovens que foram motivados por outros que foram às jornadas, que, como já não tinham idade para o jubileu dos adolescentes, vieram das outras catequeses”, refere.

Apesar da morte de Francisco, o programa do Jubileu dos Adolescentes, no Ano Santo de 2025, mantém as celebrações centrais entre 25 e 27 de abril.

“Em unidade com todo o povo de Deus, com a Igreja Católica e com o mundo inteiro, unimo-nos, com dor, em oração pelo falecimento do Santo Padre Papa Francisco. Informamos que o Jubileu dos Adolescentes está confirmado no seu programa original”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé).

Este programa inclui a oração “Via Lucis”, no dia 25 de abril; os “Diálogos com a Cidade”, no sábado, depois das peregrinações à Porta Santa; e a Missa, sem a canonização do Beato Carlo Acutis, na Praça de São Pedro, na manhã de domingo.

OC/LJ

Partilhar:
Scroll to Top