Ano Sacerdotal no Santuário do Divino Senhor da Serra

O Divino Senhor da Serra, em Semide (Miranda do Corvo), foi nomeado pelo bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, como um dos Santuários para o Ano Sacerdotal. O espaço acolheu neste Sábado centenas de fiéis, que participaram na Vigília de Oração pelos Seminários.

A formação dos padres, ligada à dos seminaristas, será uma das preocupações da Congregação responsável por aquele espaço.

Durante este Ano Jubilar, está prevista a publicação de um “Directório” para os confessores e directores espirituais, bem como uma recompilação de textos do Papa sobre a vida e a missão sacerdotais na época actual.

O Advento e o Natal serão vividos de forma especial, com cânticos, Janeiras, concertos de Ano Novo, representação de um Auto Natalício e celebrações como a bênção das grávidas e a festa das famílias, refere um comunicado assinado pelo reitor do santuário, Pe. Jorge Santos.

Os peregrinos que se deslocarem ao santuário são convidados a rezar pelos padres e pelas vocações sacerdotais, participando numa corrente de oração e reflexão que envolve a diocese de Coimbra.

Aos Sábados e Domingos celebra-se a Missa, abre-se um tempo de Adoração Eucarística e reza-se a oração de Vésperas e o Terço.

Senhor da Serra é uma pequena povoação a 12 quilómetros de Coimbra. A localidade, com mais de 300 anos, tem como pedra basilar o Santo Cristo da Serra, cuja história está ligada a uma das romarias mais concorridas da Região Centro, que decorre de 15 a 22 de Agosto.

A capela, erigida em 1901, foi edificada no lugar da anterior, cuja construção remonta a 1653.

Partilhar:
Scroll to Top