Ano pastoral arranca em Viseu

No arranque do novo Ano Pastoral, o Bispo da Diocese, D. Ilídio Pinto Leandro, reuniu com os diversos Secretariados Diocesanos para apontar linhas de intervenção a ter em conta nas actividades de cada um, para o curto e médio prazo.

Os resultados do Estudo Sócio-Religioso da Diocese de Viseu foram objecto de avaliação, em reunião levada a cabo para esse efeito, retirando-se daí algumas conclusões para aplicar no trabalho de evangelização a desenvolver junto das comunidades cristãs da diocese.

Reunindo com os Vigários Episcopais, o Bispo actualizou informações mútuas e deu orientações para o trabalho a desenvolver ao longo do novo Ano Pastoral, que se apresenta igualmente desafiante.

O arranque do novo Ano Pastoral incluiu também a tomada de posse dos novos Sacerdotes, de quem o Bispo e as comunidades esperam uma entusiasta e empenhada entrega ao serviço da Igreja, tal como dos Sacerdotes que mudaram ou assumiram novas paróquias.

No dia 27 do corrente mês, D. Ilídio participou no acolhimento e despedida dos Frades Menores Conventuais, que aconteceu na Igreja dos Terceiros, às 10:00 horas.

Já em Outubro, no dia 5, presidirá à Assembleia Diocesana do Clero, que se realizará no Seminário Maior, Largo de Santa Cristina, e constituirá um momento importante de partilha e ajuda mútua, colocando em comum experiências, vivências e propostas de acção pastoral.

O Conselho Pastoral Diocesano irá realizar-se igualmente sob a presidência de D. Ilídio, no dia 10 de Outubro, no Centro Pastoral, entre as 9:30 e as 13:00 horas, dedicando-se especialmente às questões da “comunicação na diocese”, ao “ser e estar” do Sacerdote na sociedade de hoje, e à partilha de responsabilidades, nomeadamente através de novos Ministérios Laicais.

Gabinete de Informação

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top