A comissão nacional de acompanhamento do Ano Europeu das Actividades de Voluntariado Que Promovam Uma Cidadania Activa, que se assinala em 2011, vai contar com a participação da Igreja Católica.
O novo organismo, presidido por uma pessoa “de reconhecido mérito”, terá a presença de delegados da União das Misericórdias Portuguesas e da Cáritas, entre outros representantes de organismos governamentais e particulares, refere a edição de 25 de Agosto do Diário da República.
As competências da comissão, não remunerada, incluem “dar contributos para o programa nacional”, “pronunciar-se sobre as acções a propor para financiamento comunitário” e “mobilizar a activação local de sectores e iniciativas”.
O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado vai ser a entidade responsável pela coordenação do programa português do Ano Europeu, preparação da participação nacional e ligação às instituições envolvidas em actividades de voluntariado.
O principal objectivo desta iniciativa lançada pela União Europeia é incentivar e apoiar a criação de condições propícias ao desenvolvimento do voluntariado e aumentar a visibilidade das suas actividades.
O Ano Europeu das Actividades de Voluntariado vai ser apresentado em Bruxelas, no mês de Dezembro.