«Queremos dar a conhecer este edifício ligado à história de Angra e dos Açores», salientou Marta Bretão
Angra do Heroísmo, Açores, 12 out 2023 (Ecclesia) – O Seminário Episcopal de Angra, as igrejas da Misericórdia, de São Gonçalo e São Sebastião, e o antigo Convento de Santo António dos Capuchos fazem parte do roteiro da ‘Bienal Ibérica de Património Cultural’, que decorre até domingo.
“A visita tem como objetivo abrir as portas do Seminário à comunidade, o que habitualmente não acontece. Vamos abrir a capela, por ser a única disposta em anfiteatro na ilha e apresentar obras de valor patrimonial, que são desconhecidas do público em geral, nomeadamente, o órgão de tubos construído com os tubos do órgão da Sé que ardeu”, explicou Marta Bretão, professora no Seminário diocesano, divulga o portal ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.
A docente realça que querem “dar a conhecer este edifício ligado à história de Angra e dos Açores”, salientando ainda que no Seminário Episcopal de Angra têm “muitas peças de valor”, algumas provenientes do convento de São Francisco, o primeiro espaço dessa casa de formação.
A ‘Bienal Ibérica de Património Cultural’, com o tema ‘Tecnologia e Património’, tem no roteiro várias paragens ligadas ao património religioso, a iniciativa ‘Open Heritage Angra’ vai dar a conhecer, para além do Seminário diocesano, os frescos da igreja Matriz de São Sebastião, as igrejas de São Gonçalo e da Misericórdia e ainda o antigo Convento de Santo António dos Capuchos.
Este evento vai concentrar-se no centro histórico de Angra do Heroísmo, de 12 a 15 de outubro; cidade açoriana, na Ilha Terceira, inscrita na lista de património mundial da UNESCO, em dezembro de 1983; neste ano de 2023, comemoram-se os 40 anos dessa distinção.
O sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa ainda que as inscrições para visitar o Seminário podem ser feitas online, com um limite máximo de 20 participantes; a ‘Bienal Ibérica de Património Cultural’ está a comemorar 10 anos de certame em território português, e o seu programa também pode ser consultado pelos meios digitais.
O Seminário Episcopal de Angra, instituição de ensino e formação, foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1862, no Convento de São Francisco, depois de 328 anos da fundação da Diocese de Angra; por ocasião do 150º aniversário, recebeu a Insígnia da Ordem de Mérito pelo presidente da República, para além da Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada, e do Diploma de Reconhecimento, da Câmara de Angra do Heroísmo.
A Diocese de Angra, criada pelo Papa Paulo III, por meio da Bula «Aequum Reputamus», de 5 de Novembro de 1534, culminará uma história de quinhentos anos, em pouco mais de uma década.
CB