Curso responde a «uma solicitação reiterada» das comunidades e pretende preparar os leigos «para que possam servir a Igreja da melhor forma possível»
Angra do Heroísmo, Açores, 11 fev 2014 (Ecclesia) – O Seminário Episcopal de Angra, nos Açores, vai abrir hoje um curso para acólitos, leitores e diáconos permanentes.
De acordo com o serviço informativo da Diocese, a formação arranca para já na Ilha Terceira mas a ideia é estendê-la a São Miguel.
O reitor da instituição educativa católica, padre Hélder Alexandre, explica que o principal objetivo é dar aos leigos os conhecimentos necessários “para que possam servir a Igreja da melhor forma possível, sempre em articulação com os responsáveis pelas diferentes paróquias”.
“Não queremos criar conflitos ou problemas; apenas damos resposta a uma solicitação reiterada e que assenta na necessidade de uma formação mais sólida”, frisa o sacerdote.
O curso vai ter a duração de três anos e meio e o primeiro semestre será reservado à lecionação de “duas disciplinas base: introdução à teologia e eclesiologia”.
Por agora, a formação não prevê a atribuição de “qualquer título académico” mas já decorrem “conversações” com a Universidade Católica no sentido dela “ser reconhecida ou equiparada a licenciatura”, realça o gabinete de comunicação da Diocese de Angra.
JCP